Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Arteducação volta às aulas
16/08/2012, às 08:09:17

 

   Depois do sucesso das Mostras Artísticas, está aberta a nova temporada do Programa TIM ArtEducAção. A grande novidade do semestre é o encontro ArtEducAção e TV com o diretor das oficinas de atores da Rede Globo, Tônio Carvalho. No primeiro semestre, Tônio já visitou Viçosa, Ubá e Juiz de Fora. A partir do dia 21 de agosto, será a vez das outras dez cidades receberem mais essa iniciativa do Programa.  Todos os arte-educadores do TIM ArtEducAção e artistas locais vão ter a oportunidade de trocar experiências com experiente diretor.

   Marcelo Soares Andrade, idealizador e coordenador do TIM ArtEducAção, acredita que o ArtEducAção e TV vai ser uma grande oportunidade de aprendizado. “Esse encontro é mais uma aposta enriquecedora do Programa para 2012, que promete encantar os participantes. Na oportunidade, todos vão poder conhecer um pouco mais sobre as diferenças e semelhanças entre o teatro e televisão, vivenciando a troca constante de conhecimentos”, diz. A expectativa de Tônio Carvalho para o encontro é a melhor possível. “As pessoas devem se capacitar e melhorar suas formações sempre. Nas cidades que já visitei, percebei que os arte-educadores se interessavam por tudo que eu dizia. É bacana poder trocar ideias com as pessoas”, afirma.

   Outro destaque do Programa em 2012 foi a ampliação da oficina de ArtEducAção Digital para todas as cidades participantes. A tecnologia foi levada como ferramenta de ensino para leitura, produção de textos e interpretação de imagens e o resultado pôde ser visto nas Mostras Artísticas. Vídeos criativos em stop motion, técnica trabalhada no primeiro semestre, foram apresentados e a arte digital compôs o cenário da maioria dos espetáculos. Além disso, um blog com as produções de cada cidade foi lançado. Para conferi-lo, acesse www.artedigitaltim.wordpress.com .

Resultados
   O sucesso do TIM ArtEducAção é comprovado pelas pesquisas realizadas anualmente com todos os envolvidos no projeto, pela Universidade Federal de Viçosa. Os resultados de 2011 foram os melhores apresentados até hoje. Para se ter uma ideia, todas as escolas que recebem o Programa nas 12 cidades de Minas estão satisfeitas e reconheceram a eficiência do TIM ArtEducAção e todos os arte-educadores acreditam que a arte contribui para a transformação da vida dos seus alunos. Entre os articuladores e o poder público, a opinião positiva também é unanimidade: 100% deles afirmaram que o Programa impactou as políticas públicas dos municípios.

TIM ArtEducAção
   Realizado desde 2001, o TIM ArtEducAção oferece oficinas artísticas gratuitas a aproximadamente 4 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino por ano. Desenvolvido em parceria com as Prefeituras dos municípios através das Secretarias de Cultura e Educação, o Programa está presente em Araxá, Barbacena, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. O TIM ArtEducAção é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

   Em Araxá, cerca de 220 alunos de quatro escolas da rede pública de ensino da cidade participam das oficinas artísticas de arte digital, circo, teatro, dança e música. Tudo isso é possível através de parcerias com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Dança Kathak, Bit Company e Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo.

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia