Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Demolição divide a opinião pública
17/08/2012, às 07:22:52

 

   A casa histórica situada na av. Antônio Carlos, 286, Centro, está sendo demolida com autorização do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Araxá (Compac), concedida após reunião realizada no dia 27 de abril de 2012. Dos dez conselheiros presentes, oito votaram a favor da demolição do histórico imóvel, Alex Sander Ribeiro, Carlos Alberto Delfino Pereira, Walter Ogawa Silva, Néli Alves de Ávila, Arnildo Antonio de Morais, Regina Porfírio de Azevedo e Walter Francisco. O conselheiro Fernando Braga de Araújo foi contrário à decisão e a presidente Maria Trindade Coutinho Rezende Goulart não vota.
    
   O imóvel pertencia ao patrimônio cultural de Araxá e de acordo com o seu inventário de proteção ocupava uma área de 293,80 m². O inventário não possui informações históricas sobre o bem e as medidas de conservação foram adotadas sob a seguinte justificativa: “... o imóvel está dentro da zona de interesse turístico e histórico que possui uso e ocupação restritos”. Ainda de acordo com o documento, quanto a sua estrutura, a casa estava identificada como um “imóvel com características do início do século XX, cobertura em telhas de barro em várias águas. A construção apresenta esquadrias de madeira e vidro ao longo das duas fachadas, com alpendre lateral. Possui elementos de influência neoclássica, como formas retangulares de baixo relevo no reboco e simetria nos vãos”.
    
   De acordo com Edná de Oliveira Rios, esposa do proprietário do imóvel, Eurípedes Gonçalves Rios, que solicitou a autorização de demolição ao Compac, a família tinha a intenção de reformá-lo e disponibilizá-lo para uso comercial.  “Mas, ao iniciar a reforma, quando tirou o assoalho ficou claro que o alicerce estava comprometido. E verificou-se que isso colocaria em risco a segurança das pessoas na rua e dentro da casa”, completa. Edná também esclarece que no futuro a intenção é construir no terreno um imóvel com salas comerciais.

> DETALHES NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL CLARIM

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia