Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Sempre Um Papo e o Circuito CBMM de Cultura realizam três encontros com em Araxá
22/08/2012, às 12:15:35

   O Sempre Um Papo e o Circuito CBMM de Cultura integram a programação do 12º Encontro do Proler de Araxá, sob a curadoria de Afonso Borges, levando ao município importantes escritores e intelectuais para debates e lançamento de livros. No dia 23 de agosto, quinta-feira, às 19h, o convidado é o escritor Evandro Affonso Ferreira, que lança o romance “O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam” (Ed. Record). No dia seguinte, sexta-feira, 24, às 14h30, é a vez do escritor e educador César Obeid, lançando o livro “Brincantes Poemas” (Ed. Moderna). Na mesma data, às 19h, a escritora best seller, Paula Pimenta, lança o livro “Apaixonada por Palavras” (Ed. Gutenberg) e autografa suas obras anteriores. Os eventos ocorrem no Centro de Convivência do UniAraxá  - Av. Ministro Olavo Drummond, 05, Bairro São Geraldo. Mais informações: (34) 3669-2000 - www.sempreumpapo.com.br.

Programação Sempre Um Papo


   Dia 23 de agosto, quinta-feira, às 19h, o escritor Evandro Affonso Ferreira lança o romance “O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam” (Ed. Record).

   No belo e devastador “O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam” (Ed. Record), o autor volta a abordar temas como solidão, loucura, decrepitude e morte. Por trás do longo título está a história de um homem culto, profundo conhecedor da obra do filósofo holandês, que, depois de ser abandonado por sua amada, perdeu a razão e transformou-se em um morador de rua. Um romance “niilista-lírico”, como define o próprio autor, em que ele abre mão do parágrafo, apresentando-o de um fôlego, valendo-se com habilidade do fluxo de consciência.

   Evandro Affonso Ferreira nasceu em Araxá, e surgiu na literatura em 2000 – apresentado por José Paulo Paes. Participou de uma coletânea de contos em Portugal (Editora Cotovia), organizada por Alcir Pécora. É autor, entre outros, de “Minha Mãe se Matou Sem Dizer Adeus (Record) – Prêmio APCA melhor romance de 2010, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2011 e do Jabuti.

Dia 24 de agosto, sexta-feira, às 14h30, César Obeid, escritor e educador, lança o livro “Brincantes Poemas” (Ed. Moderna).

   Este livro é para todos que adoram poemas e brincadeiras. Para cada brincadeira (tradicional, cooperativa ou competitiva) o autor escreveu um poema. Assim como existem muitas formas de brincar, também há muitas formas de fazer poesia. Você vai conhecer o que é terça rima, vilanela, parelha, galope à beira mar, limerique, triolé e muitas outras estruturas poéticas.

   César Obeid é escritor, educador e contador de histórias. É autor de diversos livros para o público infanto juvenil, alguns deles premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Frequentemente escreve matérias e artigos para jornais e revistas de educação, como também participa de gravações de programas de televisão e rádio para falar sobre leitura, literatura, poesia e cultura popular.

Dia 24 de agosto, sexta-feira, às 19h00, a escritora Paula Pimenta lança o livro “Apaixonada por Palavras” (Ed. Gutenberg) e autografa suas obras anteriores.

   Narrado em primeira pessoa, o livro reúne 55 crônicas escritas entre 2000 e 2009, que descrevem suas experiências, sentimentos e reflexões. Com a mesma eloquência e fluidez que caracterizam seus romances, Paula Pimenta revela a si própria, com relatos, comentários e ideias de forma clara e envolvente. Como a própria autora descreve: “É rara a ocasião em que não estou com um livro por perto, e mais raro ainda é o momento em que eu não estou com um bloco e uma caneta. Sempre anotando, pensando por escrito”. Para Eduardo Loureiro Jr., editor do site literário “Crônica do Dia”, que assina a orelha do livro, “Paula Pimenta é apaixonante por meio das palavras. Não é preciso mais do que um parágrafo para que você seja arrebatado pelos encantos literários dela. Se em seus romances, ela encanta com seus personagens, nas crônicas o que envolve é o próprio dia a dia da autora. Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e que se conta. Aqui nos identificamos com ela e torcemos por ela. Aqui nos apaixonamos não por um belo personagem inventado, mas por uma bela pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras”, afirma Loureiro.

   Paula Pimenta nasceu em Belo Horizonte (MG). Desde criança apresentou aptidão para a escrita e por esse motivo prestou vestibular para Jornalismo, embora tenha transferido para Publicidade após dois anos, curso no qual se formou. Sua carreira de escritora começou em 2001, com o lançamento do livro de poemas “Confissão”.  Na mesma época, foi convidada para ser colunista do site “Crônica do Dia”, onde escreveu por vários anos. Paula Pimenta ficou realmente conhecida do grande público em 2008, quando lançou “Fazendo meu filme 1 – A estreia de Fani”, pela editora Gutenberg.  Em 2009,  lançou “Fazendo meu filme 2 – Fani na terra da rainha” e, em 2010, “Fazendo meu filme 3 – O roteiro inesperado de Fani”.  Em 2011, lançou uma nova série: “Minha vida fora de série – 1ª temporada”, sobre Priscila, uma garota apaixonada por séries de TV. Neste ano, 2011,  publicou o último volume da série “Fazendo meu filme 4 – Em busca do final feliz”. Os cinco livros são grandes sucessos juvenis.


Sempre Um Papo
   Há 26 anos, o "Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos”", promove a difusão do livro e seu autor. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 4.500 eventos com um público presente estimado em 1,5 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, todo sábado e domingo, há 9 anos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua quinta edição, distribuída para mais de 6.000 escolas brasileiras. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 400 programas com escritores brasileiros e internacionais, gratuitamente, além de diversos seminários, na íntegra.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia