Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Araxá recebe diretor da oficina de atores da Globo
24/08/2012, às 08:26:10

 

   Araxá recebe no dia 30 de agosto, às 19h30, o diretor das oficinas de atores da Rede Globo, Tônio Carvalho, para o encontro ArtEducAção e TV . O evento que será realizado na Fundação Cultural Calmom Barreto é uma iniciativa nova do Programa TIM ArtEducAção e tem como objetivo ampliar os olhares dos arte-educadores e artistas da cidade para o universo da interpretação.

   Marcelo Soares Andrade, idealizador e coordenador do TIM ArtEducAção, acredita que essa vai ser uma grande oportunidade de aprendizado. “Esse encontro é mais uma aposta enriquecedora do Programa para 2012, que promete encantar os participantes. Na oportunidade os arte-educadores vão poder conhecer um pouco mais sobre as diferenças e semelhanças entre o teatro e televisão, vivenciando a troca constante de conhecimentos”, diz.  Juiz de Fora, Ubá e Viçosa já receberam o evento no primeiro semestre, agora será a vez das outras cidades que participam do TIM ArtEducAção participarem do encontro.

   Conhecida nacionalmente, a oficina de atores da Rede Globo já revelou grandes atores como Rodrigo Santoro, Eduardo Moscovis, Carolina Dieckman e Camila Pitanga. Além de diretor da oficina, Tônio Carvalho também é autor de literatura para crianças e jovens. Ao longo de sua carreira, coleciona inúmeros prêmios, sendo os mais importantes os troféus Mambembe do Rio de Janeiro e de São Paulo, como autor, diretor e cenógrafo; o APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte e o Coca-Cola de Teatro Infantil,  também como diretor.   

   Para Tônio Carvalho, “o trabalho de ator é um trabalho como qualquer outra profissão e demanda estudo. As pessoas devem se capacitar e melhorar a suas formações sempre. Nos encontros com os arte-educadores do TIM ArtEducAção do primeiro semestre, percebi que os todos estavam atentos, com os olhares brilhando e querendo saber sempre mais. Eles não só me escutavam, mas me ouviam e absorviam o que eu dizia. É bacana poder conversar com as pessoas, trocar ideias e levar esperança de que as coisas podem melhorar”.

   E para que o ArtEducAção e TV desperte ainda mais os talentos dos presentes, os alunos da oficina de arte digital da cidade vão apresentar antes do encontro, um vídeo produzido por eles. Dilse Carneiro, articuladora do TIM ArtEducAção em Araxá, ressalta a importância da iniciativa. “Sabemos do empenho dos responsáveis pelo Programa em oferecer capacitações significativas no campo das artes. Acreditamos que este  evento será motivador de outras iniciativas em arte educação, pois o papel da arte é formar cidadãos culturais e que valorizam sua identidade artística. Receber este tão renomado diretor em nossa cidade concretiza o sonho de agregar valores e difundir saberes entre aqueles que acreditam no potencial de nossa comunidade”, diz. A secretária de Educação de Araxá, Maria Célia Araújo, reconhece a importância das iniciativas do TIM ArtEducAção. “O projeto impacta a vida de nossas crianças e contribuiu para a expansão do conhecimento artístico cultural na cidade”, afirma.

TIM ArtEducAção
   Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção oferece oficinas artísticas a aproximadamente 5 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino por ano, em 12 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

SERVIÇO
ArtEducAção e TV: Encontro com o diretor das oficinas de atores da Rede Globo, Tônio Carvalho
Data: 30 de agosto, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Fundação Cultural Calmom Barreto (Pc Arthur Bernardes, 10)

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia