Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
banner_pma]  
Enduro Escola na Serra da Canastra
28/08/2012, às 08:27:50

 

   A Associação do Circuito Turístico da Canastra foi contemplada pela Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais, com o Evento – Eenduro Escola. O Evento é um projeto de recreação esportiva, turismo e educação ambiental idealizado e executada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e busca a sensibilização de adolescentes através da prática do trekking ecológico, além de incentivar o conhecimento histórico, cultural, ambiental e Turístico da região.

   O município de Araxá foi o escolhido dentre os associados do Circuito da Canastra, a indicar a escola participante do projeto, por ser um Destino Indutor e a sede do Circuito. A Escola escolhida foi a Estadual Professor Luiz Antônio Côrrea de Oliveira (Polivalente), que levarão 120 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. O Evento acontecerá no dia 19.09.2012 (quarta-feira) em São João da Serra da Canastra, distrito de São Roque de Minas, com destino ao Parque Nacional da Serra da Canastra.
 
   Dentro da Programação do Evento, acontecerá no Anfiteatro da escola, uma Apresentação do Circuito da Canastra ás 19 horas, (17.09) para Sensibilizar os estudantes para o Turismo e a sua importância para o Desenvolvimento Econômico e Social do município. No dia 18.09 ás 07h, a equipe da SETUR, irá repassar informações pertinentes à navegação do trajeto a ser feito pelas equipes participantes.


   O Evento objetiva mobilizar e sensibilizar a classe estudantil, através da prática do Trekking Ecológico, fomentando o turismo como vetor de conscientização sócio-ambiental e de preservação do meio ambiente, além de proporcionar aos alunos o despertar para a necessidade do respeito a si mesmo e respeito ao próximo.

   Como uma proposta real de caminhada ecológica, respeitando normas e procedimentos de orientação e postura em ambientais naturais, associado ás regras básicas do trekking de regularidade, o projeto Enduro Escola estimula aos jovens adolescentes a refletirem e conhecerem de forma descontraída e divertida temas relacionados ao meio natural, cultura, sociedade, história, biologia, geografia, etc...- através do exercício físico, psíquico e comportamental.

   O trekking ecológico é uma atividade eco esportiva de caráter educacional direcionado ás instituições de ensino, proporcionando aos alunos  a integração de atividades esportivas de aventura  com a prática da interpretação turística e ambiental-através de atividades como plantio de mudas, identificação de fauna e flora locais, tarefas sócio-ambientais, entre outros.

   A Secretaria de Estado de Turismo compartilhará o conhecimento técnico de realização do evento, para que a partir de 2013, as Escolas e os Circuitos Turísticos possam se apropriar da metodologia e executar as ações por si só. No entanto, deve-se ressaltar que haverá o auxilio dos técnicos  e apoio da SETUR-MG no pré-evento, evento e pós evento a todos os envolvidos.

   O Enduro Escola – Edição Circuito da Canastra, contará com a participação de 120 estudantes, divididos em 20 equipes. Com a largada prevista para as 9h. As equipes largam com intervalo mínimo de 2 minutos.

 

 




Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia