Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Solenidades e ações da PMMG marcam a Semana da Pátria
05/09/2012, às 07:52:39

 

   A chegada do Fogo Simbólico da Pátria, juntamente com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Araxá e de apresentações dos atiradores do Tiro de Guerra e da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, abriram na manhã desta segunda-feira, 3, a Semana da Pátria em Araxá. Realizado na Praça Arthur Bernardes, evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas a secretária municipal de Educação, Maria Célia Araújo Oliveira e o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (BPMMG), Tenente-coronel Ney Sávio de Oliveira.

   A programação das comemorações da Semana da Pátria tiveram prosseguimento na terça-feira, 4, na sede do 37º BPMMG, onde foi realizada uma solenidade que contou com a participação de alunos de algumas escolas municipais e instituições de ensino, entre elas a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e com as presenças de representantes de diversos segmentos locais, entre eles, os promotores de justiça, Márcio Oliveira Pereira e Mara Lúcio Dourado;  a secretária municipal de Educação, Maria Célia Araújo Oliveira; a diretora do SEST/SENAT, Sílvia Márcia Mazeto, entre outros. A solenidade contou com a entrega de medalhas para cidadãos que se destacam na cidade e também com uma apresentação dos cães pastores adestrados da PM, que fizeram demonstrações de suas habilidades, principalmente na participação em abordagens policiais.

   Para o comandante do 37º BPMMG, Tenente-coronel Ney Sávio de Oliveira, este tipo de evento “é de uma importância imensurável. Visto que a gente está fazendo referência a independência do Brasil. E como carga desse momento, vem toda a questão de patriotismo  e de civismo que o Brasil está precisando revigorar neste sentido. E numa simples solenidade como esta, a gente às vezes consegue, principalmente com crianças e adolescentes, incutir neles alguma coisa sobre isso. A questão do patriotismo leva a evolução de outros sentimentos, que podem trazer muitos benefícios para a nação em questões que contribuem com o progresso na área de educação, de segurança, de cultura, de saúde, entre outras. E, se essas crianças que estiveram aqui hoje, captaram a mensagem com relação a significação da questão da independência, já é pra gente uma grande valia”, avalia o comandante.

   O comandante ressaltou também que, este tipo de solenidade contribui com a aproximação da PMMG da comunidade. Segundo ele, “a população ordeira tem nas instituições militares essa referência de patriotismo. O que a gente tenta passar para os profissionais nas questões de treinamento, a responsabilidade com a pátria e com a nação. E estes momentos acabam promovendo também, essa continuidade da aproximação da PMMG com a comunidade”, salienta o comandante.

Feriado
   De acordo com o comandante, o 37º PMMG se preparou para ações específicas de combate ao crime, neste feriado prolongado. Segundo ele, “essa semana especificamente, nós vamos realizar, a partir de quinta-feira, uma série de operações já prevenindo a chegada do público, principalmente à Araxá que é uma cidade turística. Nós já estamos mantendo um controle de entrada destes turistas com a rede hoteleira. A gente já tem uma parceria para identificação de possíveis infratores, que se aproveitam destas datas de feriados prolongados para agirem”, explica o comandante. As operações terão início de forma maciça na quinta-feira, 6, e o objetivo destas ações é “fazer uma contenção da marginalidade para que o feriado transcorra com tranquilidade em Araxá e nas cidades que compõem o 37º Batalhão”, finaliza o comandante.

 

 

 

 

 




Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia