Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
PMDB deve manter aliança com Jeová em 2012
01/06/2011, às 15:22:09

 

   O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) deve manter a aliança com o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa (PDT), no pleito municipal de 2012. O diretório municipal deve contrariar a orientação nacional e estadual do partido para o lançamento de uma candidatura própria nas eleições majoritárias do ano que vem, porque Miguel Alves Ferreira Júnior, nome forte da legenda para encabeçar uma chapa, estaria impedido pela Legislação Eleitoral de concorrer ao pleito como candidato a prefeito.
   Ao assumir interinamente o Poder Executivo em substituição ao prefeito Jeová a partir da próxima quinta-feira, 2, o vice-prefeito Miguel Júnior estará pela segunda vez subsequente no cargo de prefeito. No afastamento do ex-prefeito Antônio Leonardo Lemos Oliveira (PP), no mandato passado, ele também esteve por vinte dias no comando do município porque era vice-prefeito. Se Miguel fosse candidato em 2012 e vencesse o pleito, estaria configurado um terceiro mandato consecutivo à frente da Prefeitura de Araxá, hipótese vedada pela legislação eleitoral.
   Esse contexto político foi apresentado pelo presidente do diretório municipal do PMDB, Walter Ogawa, para a reportagem que abre a série especial e exclusiva para os leitores do semanário impresso Clarim, sobre os projetos que os partidos estruturam para a cidade visando as eleições majoritárias de 2012. A série que começa nesta edição pretende trazer durante as próximas semanas o que os partidos que têm diretório na cidade desenham para o desenvolvimento de Araxá e os prováveis nomes que serão lançados para as eleições do ano que vem.
   “O PMDB nacional e estadual nos orientam a encabeçar uma chapa e esta é uma orientação para Araxá especificamente. Mas o nosso principal nome que é Miguel Júnior, talvez não possa sair na próxima eleição. O prefeito saindo de férias, ele assume pela segunda vez consecutiva o governo municipal. Então, ele não pode participar da eleição para prefeito e nem para vice, por ter sido também por duas vezes vice”, esclarece Walter.
   Segundo ele, sem Miguel Júnior, o PMDB em Araxá não tem outro nome que possa encabeçar uma chapa. Além disso, Walter afirma que o partido faz parte da base de apoio de Jeová. “O PMDB é um partido que tem uma bandeira municipalista muito grande, eles gostariam e nos orientam a lançar uma candidatura individual, mas a não ser o Miguel, nós não temos outro nome forte. O momento é ainda de negociações, mas basicamente somos da base aliada do doutor Jeová”, afirma.
   Para Walter, o apoio do PMDB para qualquer candidato é extremamente significativo e tem se mostrado um “divisor de águas”. “Quem tem o apoio do PMDB já sai muito bem na corrida e isto tem o seu valor político. Agora nós somos da base aliada do doutor Jeová e não pretendemos mudar isto, independentemente de pleito, seja pela eleição que passou ou na próxima, mas vai chegar o momento que teremos a convenção do partido que vai decidir tudo isso. Eu como presidente acredito que a gente continue como base aliada do doutor Jeová.”

PMDB
   O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) é a maior sigla política brasileira. Fundado em 1980, possui uma orientação política centrista, ou seja, com correntes de pensamento moderado, defende a existência de justiça social dentro do capitalismo. Ele é o sucessor do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), legenda de oposição ao Regime Militar de1964.
   O PMDB é o partido político brasileiro que possui o maior número de filiados. Em Araxá, são cerca de 400 militantes. O partido está entre os que têm mais representantes ocupando cargos públicos no Poder Executivo (prefeitos e governadores de Estado) e no Poder Legislativo (vereadores, deputados e senadores).


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia