Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
1º Araxá Cine Festival começa hoje
10/09/2012, às 07:52:44

 

   De 10 a 16 de setembro, Araxá sedia um grande festival de cinema, o 1º Araxá Cine Festival, depois de 37 anos do 1º Festival Nacional de Cinema. As atividades e eventos do festival acontecerão no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, parceiro do festival e a festa de encerramento no Teatro Municipal de Araxá, no dia 16 de setembro. O evento conta com uma extensa programação com exibições de filmes, oficinas, workshops, shows musicais, debates e lançamentos de livros, além do “Festivalzinho” dedicado exclusivamente às crianças. O 1º Araxá Cine Festival tem as atividades totalmente gratuitas, com uma premiação total de R$ 130 mil, distribuída por várias categorias.

   A abertura do festival acontece hoje, dia 10 de setembro, a partir das 19h; com a apresentação da Orquestra Viva de Araxá, formada por alunos da Escola de Música Municipal Elias Porfírio de Azevedo. Às 20h, acontecerá a cerimônia de abertura do 1º Araxá Cine Festival, com a apresentação do ator Germano Pereira.

   Em seguida, será exibida pela primeira vez para o grande público, uma prévia (pré-trailer) do filme "Vazio Coração", de Alberto Araújo. O filme teve 80% de suas cenas rodadas na cidade de Araxá e conta com nomes como Murilo Rosa, Othon Bastos, Oscar Magrini, Larissa Maciel, Lima Duarte, Bete Mendes e Patrícia Naves no elenco. No filme, Hugo Kari (Murilo Rosa), um cantor brasileiro de renome nacional resolve fazer uma pausa em sua atribulada agenda para se encontrar com o pai, o embaixador Mário Meneses, no Grande Hotel e Termas de Araxá, onde a família passava férias no tempo em que Hugo era criança. Ali, filho e pai tentam colar os cacos de uma relação quebrada por desencontros de sonhos, ideais e uma tragédia que os marcou para sempre.

   Logo depois, é a vez do ator, diretor e produtor David Cardoso apresentar e exibir seu curta metragem “Maria Fumaça, Chuva e Cinema”. Filme que foi todo rodado em seu estado natal Mato Grosso do Sul e na cidade de Bauru (São Paulo), que conta a história verídica da sua vida, cujo nome verdadeiro é Jose Darcy Cardoso. É um dia na vida do menino que sonhava desde muito cedo em um dia se transformar num ator de cinema, que se tornou uma obsessão após ter visto em São Paulo, o filme “Mogambo”, estrelado por Clark Gable, Ava Gardner e Grace Kelly.

   Em seguida, será exibido o longa metragem documentário “O Mineiro e o Queijo”, de Helvécio Ratton, que conta como a técnica de produção artesanal de queijo chegou a Minas Gerais no século XVIII, trazida por aventureiros portugueses em busca de ouro. Hoje, quase 30 mil famílias vivem da produção do queijo artesanal em todo o estado. O filme coloca na tela as opiniões de produtores, pesquisadores e técnicos sobre o impasse em que está hoje o verdadeiro queijo minas.

   Na ocasião também serão homenageados o diretor Helvécio Ratton, diretor e produtor mineiro responsável por filmes como “Batismo de Sangue”, “O Menino Maluquinho”, “Uma Onda no Ar” e “Pequenas Histórias”; o ator, produtor e diretor David Cardoso, astro do cinema nacional das décadas de 70 e 80, com mais de cinquenta trabalhos no currículo como “A Moreninha”, “Dezenove Mulheres e um Homem” e a novela “O Homem Proibido” (Rede Globo, 1982); e o cineasta, diretor e jornalista Hermes Leal, responsável pela “Revista de Cinema”, uma das principais revistas culturais do Brasil, que circula há 12 anos.

   A programação estende por mais seis dias, até 16 de setembro, com o inicio da exibição das mostras competitivas: Mostra Curta Araxá, Mostra Curta Minas e Mostra Competitiva de Longas Metragens Brasileiros de Ficção, que contou coma curadoria do crítico de cinema Rubens Ewald Filho, além de diversas outras atividades.

   O festival é um projeto da produtora cinematográfica Débora Tôrres (que também produziu em Araxá, o longa metragem “Vazio Coração”), realizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet - Ministério da Cultura) com o apoio da Associação de Música de Araxá -Sra.Débora Arantes - e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias – Sra. Alda Sandra, com o patrocínio da CBMM e CEMIG. Todas as atividades do festival são gratuitas e de livre acesso à população. Não é necessária a retirada de convites para as mostras, apenas interessados na oficina e nos workshops deverão fazer suas inscrições antecipadamente através do site do festival.

   A programação completa do 1º Araxá Cine Festival está disponível no site oficial do festival: www.araxacinefestival.com.br.

SERVIÇO
1º ARAXÁ CINE FESTIVAL
Data: 10 a 16 de setembro de 2012
Locais: Tauá Grande Hotel de Araxá e Teatro Municipal de Araxá (festa de premiação)
Mais informações: www.araxacinefestival.com.br e www.facebook.com/araxacinefestival

 

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia