Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
 
Festival de cinema acontece até domingo reunindo renomados artistas na cidade
12/09/2012, às 12:23:13

 

   O 1º Cine Araxá Festival acontece desde esta segunda-feira, 10, até domingo, 16, com portas abertas para a população de Araxá, no Cine Teatro Tiradentes do Tauá Grande Hotel, a partir das 19h. O evento traz à cidade artistas consagrados pelo público como Murilo Rosa, Denise Fraga, Ingrid Liberato, Germano Pereira, David Cardoso, além de diretores, produtores, críticos e outras pessoas da área, inclusive de Araxá e região. Durante todos os dias, o festival exibe os curtas-metragens das mostras competitivas de Araxá e de Minas Gerais, seguidos de um dos cinco longas-metragens que também concorrem ao troféu Terra do Sol e prêmio Dona Beja.

   No total, serão entregues R$ 130 mil em premiações. No decorrer do festival, antes das exibições cinematográficas acontecem as apresentações da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo. Na abertura, a Orquestra Municipal de Música totalmente revitalizada através de projeto aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC) e patrocinado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), formada por professores e alunos, encantou o público que lotou o saguão do Cine Teatro Tiradentes.

   Vários participantes do festival visitaram o teatro municipal na tarde de terça-feira, 11, na av. Antônio Carlos e à noite durante as homenagens manifestaram as melhores impressões sobre a construção. David Cardoso disse que a sua terra natal, Campo Grande (MT), com mais de 850 mil habitantes não possui um teatro como esse que por si só atrairá apresentações culturais de todo o país. Ele também citou que é uma grande vantagem para a população a localização central do teatro, o que facilita a sua participação nas atividades culturais da cidade. Ingrid Liberato disse que ficou impressionada não só com o teatro, como também com os alunos de Araxá que participam do workshop que está ministrando durante o festival e a receptividade da cidade. Segundo ela, também acredita na projeção nacional de Araxá na área cultural, como pretende os organizadores do evento, em especial a produtora executiva Débora Torres.

   Murilo Rosa que apesar de estar gravando uma novela global conseguiu vir a Araxá participar do evento, disse que foi marcante para ele a gravação do filme “Vazio Coração” na cidade, especialmente pelo companheirismo e envolvimento de toda a equipe e elenco, como também porque foi em Araxá que cantou pela primeira vez  no show diante de um grande público que o deixou emocionado e que faz parte do longa-metragem, tendo como palco o Cine Teatro Tiradentes, onde estava pisando novamente para ser homenageado.

   A programação do festival segue nesta quarta-feira, 12, com a apresentação do quarteto de sax “Sopro A4” da escola municipal de música, seguida das exibições dos curtas “Curta a Canastra” de Juliano Guerra e “O Céu no Andar Debaixo”, de Leonardo Cata Preta, além do longa-metragem “O Palhaço”, de Selton Mello.  

> Leia mais na edição impressa do Clarim que circula na sexta-feira, 14.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia