Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
 
Roteiro e elenco de “Beja” começam a ser definidos
03/10/2012, às 08:31:08

 

   Recentemente, foi anunciado o novo projeto cinematográfico da cineasta Débora Torres: o filme "Beja", que tem roteiro e direção assinados por ela.  A produção contará a história de um dos maiores mitos femininos do Brasil: Dona Beja. O roteiro ambientado no século dezenove, será desenvolvido pela cineasta junto com a jornalista, produtora, pesquisadora, escritora e roteirista Lucia Abreu (que tem mais de 25 trabalhos na Rede Globo). Baseado em fatos reais, através de pesquisas históricas, tendo como pano de fundo o cenário político, social e econômico da época. O papel principal caberá à atriz Thaís Pacholek, conhecida pela sua participação no "Programa Sílvio Santos" (Jogo dos Pontinhos) e novelas como  "Amor e Revolução" (SBT),  "Vende-se um véu de noiva" (SBT), "Amigas e Rivais" (SBT) e mais recentemente em "Balacobaco" (TV Record) e também terá a participação de grande elenco, num total de 52 atores conhecidos nacionalmente.

   As pesquisas sobre o passado histórico de Dona Beja prosseguem em ritmo avançado. Reuniões diárias com escritores e pesquisadores estão sendo feitas com a cineasta Débora Torres, com objetivo de discutir e definir o que é real ou mito nos acontecimentos que cercam a vida de Beja. Tudo o que foi escrito sobre ela até hoje está sendo avaliado, incluindo a literatura ficcional, para se chegar a um denominador comum, a um consenso geral que defina os caminhos do roteiro. A equipe se concentra em dados da vida real, para a formatação de um roteiro o mais realista possível, embora tanto tempo tenha se passado e muita documentação tenha se perdido. Livros de autores da época estão sendo aprofundados junto ás pesquisas histórica e documental.

   Nesta terça-feira (02), Débora Torres visitou o Museu Dona Beja para falar com a diretora Nádia Maria Pereira Feres sobre o avanço das pesquisas. A cineasta também visitou a Pensão Tormin, com que segundo consta, teria sido o primeiro sobrado construído por Dona Beja em Araxá, no ano de 1820, no qual residiu até sua mudança em 1861 para o sobrado de baixo, onde hoje está instalado o Museu Municipal Dona Beja.

   A escalação do elenco também avança à medida que os personagens do filme vão sendo definidos. A cineasta Débora Tôrres que esteve neste final de semana em São Paulo para encontro com elenco, num almoço no Jockey Club de São Paulo, já anunciou alguns novos nomes do elenco como Adriana Alves (“Carrossel”, “Duas Caras” e “Como uma Onda”) como Maria Crioula, Juan Alba (“Rebelde”, “Sete Pecados”, “Terra Nostra”) como Sampaio, Amanda Françoso (“Fantasia” e “Extreme Makeover Social”) como Ana Felizardo. Outros  atores que já estão confirmados no longa são: Carlos Casagrande (“Fina Estampa”, “Viver a Vida” e “Paraíso Tropical”), Patrícia Naves (“Viver a Vida”, “A Vida da Gente” e “Paraíso Tropical”), Germano Pereira (“Passione”, “O Menino da Porteira” e “Salve Geral”) e Maurício Xavier (“Dalva e Herivelto” e “Zorra Total”).
 
   A produção do filme conta com o apoio do governo local, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e parcerias de Araxá - Sra. Alda Sandra, que vê no filme uma extraordinária oportunidade de divulgar ainda mais a cidade de Araxá no âmbito nacional e internacional. A previsão de inicio das filmagens de “Beja” é o segundo semestre de 2013.
   Maiores informações: bejaofilme.blogspot.com

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia