Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
SS001023_19274_Brasil-Mais-Competititvo_banner-Sindijori_728x90px_v1 (1)
Neia deve assumir a vereança como primeira suplente
19/10/2012, às 08:19:05

 

O prefeito Jeová Moreira da Costa está decidido a dar mais uma oportunidade para a facilitadora Credineia Maria dos Santos, a Neia da Uninorte (PDT), que com 784 votos é a primeira suplente da coligação PDT/PTB/PSC/PSDC/PRTB/PSDB. Neia que era varredora de rua até 2008, teve a oportunidade de trabalhar como facilitadora na Uninorte durante esta gestão, o que lhe motivou a fazer o curso técnico de enfermagem. O trabalho com o público na área da saúde também lhe incentivou a ser candidata a vereadora e, provavelmente, será a única mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo de Araxá a partir de janeiro do ano que vem. “Esse objetivo dele, construindo pessoas, eu fico orgulhosa de saber que sou uma delas”, diz ao agradecer o prefeito Jeová pelas oportunidades.     

 “Primeiro, quero agradecer os 784 votos que foram da Neia da Uninorte, que eu dei e recebi, foi muito emocionante pra mim, não estou acreditando até agora”, afirma. Num emocionante relato sobre como conseguiu chegar à suplência, Neia que há quatro anos ainda era varredora de rua fala sobre a sua lição de vida. “Eu varri rua por sete anos. Aí, numa eleição de quatro anos atrás, no dia 5 de outubro, eu falei pro Dr. Jeová, estou terminando o meu segundo ano, eu tenho alguma possibilidade de crescer? Mas, o crescimento que eu achava era limpar o chão de um posto, de uma creche. Então, ele disse, com certeza, me ajude que eu te ajudo depois.” Segundo ela, cinco dias depois das eleições já estava atrás do prefeito eleito. “Eu nem esperei. Eu disse: o senhor falou que ia me ajudar e aqui estou. Ele disse: ‘com certeza, eu estou pensando no cargo de facilitadora para acolher as pessoas no posto, porque a população está falando que a saúde está defasada. Então, eu quero que vocês vão servir o pão, o leite, dar um sorriso, um abraço e encaminhar essas pessoas, porque a partir do momento que vão numa unidade é porque precisam, e dá aquele sorriso que você tem’. Então, eu falei: pode deixar comigo”, lembra Neia.

Segundo ela, nem estava acreditando no que ele disse, mas continuou a varrer rua só até o dia 31 de dezembro de 2008. “E no dia primeiro, comecei com esse cargo de facilitadora, muito emocionada, nem acreditando ainda”, afirma. No entanto, ela acrescenta que a chefe na unidade de saúde não entendeu o objetivo do prefeito. “Mas, sofri muito, porque chegou lá a chefe não entendeu o recado. Ela falou: ‘não existe esse cargo não’. E mandava eu limpar o chão. Não que eu tenha nada contra de limpar o chão, porque eu vim da rua, né, mas eu falei, o Dr. Jeová me pôs aqui foi pra acolher e receber os pacientes, direcionar para o lugar certo, dar carinho. Ela falou: ‘isso não existe não, esse homem tá doido’. E eu, provei que existia sim, que ele estava certo”, conta.

Neia acrescenta que depois de um tempo nessa situação acabou procurando o prefeito para entregar-lhe o cargo. “Eu falei assim, a cruz é pesada demais, deixa eu na rua quietinha, porque lá eu vou perder o meu serviço, a chefe tá mandando é eu fazer café e outras coisas e não entende que eu tenho é que ajudar as pessoas. Ele disse: ‘não, volta lá e vai fazer o seu serviço, é eu que to mandando’. Eu voltei e, como ele tava me entregando o cargo mesmo, comprei um sapato de salto alto, até ri... E impus, eu vou ser a Neia. E comecei a impor o meu cargo e, falar, não estou passando por cima de ninguém, mas esse é o meu cargo e comecei a ser respeitada. Então, comecei a ajudar os outros mesmo, de cara, e vesti a camisa esses três ano e meio do prefeito.”

Provável vereadora
O próprio trabalho com o público levou Neia a ser candidata a vereadora neste ano, alcançando a primeira suplência da coligação Araxá Em Boas Mãos. Em entrevista à imprensa, o prefeito informou que deve convocar um ou dois vereadores eleitos pela sua coligação para compor o próximo governo como secretários, provavelmente, o José Domingos Vaz na área da habitação e o Mauro do Detran na de segurança pública, o que levaria Neia a ocupar a cadeira de vereadora. “Eu estou muito surpresa, muita gente me pergunta assim: ‘Me fala o seu plano de trabalho?’ E eu antes tava pensando assim, vou ser igual o Lula, tentar uma, duas, três vezes e, no entanto, o meu plano de ser vereadora vai ser agora”, explica.

Ela adianta que se for exercer o cargo quer ter a área da saúde como a sua principal bandeira. “É uma área que eu me identifiquei muito e através dos sofrimentos das pessoas eu fiz o curso técnico de enfermagem pra mim entender um pouco do assunto. Eu quero continuar ajudando os pacientes. Durante esse tempo que eu fiquei na Uninorte, três anos e meio, e fazendo estágio lá no Pam por dois anos, eu nunca vi um vereador atuando lá. Porque se eu começar a ser vereadora, vou chegar na unidade pra ver o que tá acontecendo, porque o encaminhamento tá demorando, cercar os médicos que ganham pra prestar plantão lá. Eu quero ir lá e falar assim, por que você tá aqui? Ver quanto tempo tá demorando, pra ajudar o prefeito também, porque ele deu essa oportunidade pra mim e, então, eu tenho que ajudar. Isso que eu tenho que fazer, com dedicação, amor e gratidão pelo prefeito, porque se eu to onde to hoje, é graças ao Dr. Jeová.”


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia