Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Vereadores eleitos falam sobre o mandato 2013/2016
23/10/2012, às 08:19:28

 

Todos os vereadores eleitos compareceram na Câmara Municipal de Araxá durante a realização da primeira reunião ordinária após o pleito de 2012, na terça-feira, 9. O Clarim ouviu o atual presidente do Legislativo, Carlos Roberto Rosa (PP), reeleito com o maior número de votos (1.986), além de outros vereadores que retornam ou assumem uma cadeira pela primeira vez.

Roberto também participa da Câmara Municipal na próxima gestão como o único vereador a cumprir o quinto mandato consecutivo e ter ocupado a presidência nos últimos quatro anos. “Estou muito feliz, quero aproveitar a oportunidade para agradecer toda a comunidade de Araxá, por estar voltando à Câmara no quinto mandato e ainda na condição de vereador mais votado. Feliz pela minha participação nestes quatro anos também, por ter construído a Câmara nova, implantado o Museu Legislativo, ter feito um trabalho sério, responsável e transparente em prol da comunidade de Araxá”, afirma. Segundo ele, espera continuar trabalhando em prol da comunidade junto com o prefeito eleito, Jeová Moreira da Costa.

Reeleitos
Para Roberto, o grupo eleito para compor a Câmara a partir de 2013 é muito bom. “Eu fiquei feliz também porque todas as coligações vão ter representação aqui na Câmara, isto é bom para a democracia, é bom pra cidade. Se analisar, também todos os setores, todos os bairros de Araxá vão ter representação. A cidade está bem representada, é um grupo novo, com ideias novas, mesclado com pessoas que já tinham experiência. Então, acho que a comunidade ganha com isso”, afirma.

Roberto explica que ainda este ano pretende entregar como presidente os cinco gabinetes construídos na sede para abrigar o número maior de vereadores e também iniciar a construção do chamado “ple-narinho”. Segundo ele, é uma sala para os vereadores fazer reuniões menores e atender a imprensa, porque o espaço do plenário é muito grande. “Então, vai ficar bem adiantada essa situação e as cinco salas vão ficar prontas. Nós instalamos também esta semana o sistema de telefonia nova da Câmara. A partir de agora a Câmara vai ter ramal, a pessoa já liga direto no setor que quer falar. Trocamos todos os computadores da Câmara, colocamos tudo com uma marca boa. Com isso, a Câmara também em termos de informática de atendimento dá condição de trabalho para o servidor”, informa.

Roberto, não sabe se vai pleitear a presidência na próxima gestão. “Nós temos que conversar muito, eu acho que daqui até lá no final do ano tem uma longa trajetória. Nós temos companheiros valorosos que vão estar aqui com a gente que também vão pleitear. Vamos esperar, aguardar o espaço para ver o que vai ser definido. Afinal de contas, agora nós somos quinze também e precisa de pelo menos oito para continuar esse trabalho”, afirma.

Além de Roberto, também foram reeleitos José Domingos Vaz (PDT), com 1.902 votos; César Romero (Garrado/PR), com 1.479; José Maria Lemos Jr. (Juninho da Farmácia/DEM), com 1.398, e José Gaspar dos Reis (Pezão/PMDB), com 1.273.

De volta
O vereador Carlos Alberto Ferreira (Cachoeira/PDT) volta a ocupar uma cadeira na Câmara, tendo obtido 821 votos no pleito. Segundo ele, é um momento diferente na sua vida, embora já tenha exercido a função. “A gente volta maduro, tranquilo, experiente, com bagagem através das ações que executamos e tenho certeza absoluta que nós vamos ter um vereador que vai combater as injustiças sociais, nós vamos ser parceiro do prefeito e da comunidade de Araxá”, afirma. Ele afirma que pretende trabalhar “com muita força, determinação, coerência e justiça, por alguns setores que estão carentes de justiça social”.

Segundo ele, também pretende focar o seu trabalho nas áreas da educação e esporte. “Nós achamos que é o caminho correto e o atalho para combater as drogas. Então, vocês vão ver um vereador diferente, com uma visão nova do que é o Legislativo. Nós estávamos lá fora, sabemos o que realmente a população de Araxá quer”, afirma.  

Além de Cachoeira, também voltam a exercer a vereança, Alexandre Carneiro (PR/Irmãos Paula) que chegou a ocupar a cadeira nesta gestão como primeiro suplente e agora obteve 1.541 votos, Eustáquio Pereira (PTdoB) com 1.402 votos e o atual vice-prefeito, Miguel Júnior (PMDB) com 1.112.

Novatos
O sargento Amilton Marques Moreira (PTdoB) ocupa pela primeira vez uma cadeira no Legislativo, com 1.490 votos. Segundo ele, a sua expectativa é boa e já há algum tempo se prepara para assumir o cargo. “É uma coisa que eu almejei porque fui convidado, as pessoas me cobraram: ‘Por que você não vai ser o nosso representante na Câmara como vereador?’. Então, eu parei, pensei e analisei, e graças a Deus o resultado veio de maneira positiva”, afirma.

Amilton obteve 858 votos em 2008, quando foi candidato pela primeira vez. Ele acredita que não foi eleito por causa do partido que escolheu para concorrer. “Mas desta vez, escolhi um partido certo, fui eleito o mais votado da minha coligação. Então, agora quero deixar bem claro: a resposta é trabalho, que vai ser feito em prol dos moradores de Araxá e todo mundo que precisar estarei sempre à disposição na Câmara dos Vereadores principalmente e também na Rádio Imbiara. Eu vou continuar o trabalho que eu faço, social, divulgando ocorrências”, afirma.

Segundo ele, se preocupa muito com a questão social de Araxá. “É uma carência muito grande e até me perguntaram se eu vou ser oposição do prefeito. Pelo contrário, a gente tem que trabalhar junto com o prefeito, esquecer a vaidade de lado, temos que nos preocupar é somarmos juntos aqui para trazermos resultados positivos para a nossa comunidade.”

Amilton afirma que vai trabalhar pela canalização dos córregos Santa Rita e da Galinha, no setor Norte. “Estarei conversando com o prefeito, mostrando pra ele, dando algumas ideias. E também, claro, segurança pública é uma das minhas bandeiras, sentando com o comandante, mostrando pra ele, porque eu falo de polícia todos os dias, então, hoje eu sei onde em Araxá o foco da criminalidade está mais intenso e, com isto eu vou estar também pra ajudar.”

Marcílio Faria (PT) eleito pela primeira vez com 754 votos, afirma que há quinze anos já trabalha em várias frentes pela comunidade, como servidor público concursado, atuando no Departamento de Serviços Urbanos. Segundo ele, a sua expectativa de trabalhar no Legislativo é uma das melhores possíveis. “É a segunda vez que eu coloquei meu nome à disposição da comunidade araxaense e, graças a Deus, dessa vez obtive êxito. Quero cumprimentar todos os meus eleitores, começar agradecendo. Mas quero dizer também que eu serei representante de toda a comunidade. Agora, eu deixo de ser o vereador dos meus eleitores e sim de todo o povo de Araxá”, afirma.

Ele diz que dará uma atenção especial ao servidor público durante o seu mandato. “Eu tenho um grande carinho pelo servidor público, que vem sofrendo muito nestes últimos anos. Dentro disso, eu já consegui uma emenda parlamentar junto ao deputado federal Diego Andrade, de R$ 250 mil, para que a gente possa dar início à construção do clube dos servidores públicos”, informa.

Fabiano Santos Cunha (PRB) diz que é com muita alegria que assume uma cadeira na Câmara pela primeira vez, com 1.205 votos. Segundo ele, disputava esse espaço há duas eleições, quando obteve uma votação expressiva mas não chegou a ser eleito. “Eu tenho história já de persistência, de luta naquilo que a gente acredita. Acho que veio no momento certo, eu costumo dizer que o tempo de Deus é diferente do tempo dos homens. Persistimos, acreditamos na causa e fomos coroados com a grande vitória no último dia 7, com 1.205 votos de pessoas que realmente depositaram não só o seu voto, mas tenho certeza, a sua confiança, considerando que foi uma persistência, como eu disse”, afirma.  

Segundo ele, todo vereador tem as suas bandeiras de atuação, assim como ele, que ocupou o cargo de assessor municipal de Esportes. “O que nos dá também uma condição de querer sim representar de forma mais incisiva o esporte da cidade, até pelos apoios que nós obtivemos ao longo da campanha. Mas uma cidade tem os seus interesses em diversificados setores e mais importante é o vereador estar atento a todo o contexto geral. E nesse sentido, eu quero trabalhar muito analisando cada projeto que tramitar na Casa, que seja de interesse da saúde, da educação, da segurança, do social.”

Além de Amilton, Fabiano e Marcílio, também são novatos na próxima gestão, os vereadores eleitos Romário do Picolé (PTdoB), com 1.161; Mauro do Detran (PDT), com 962; e Farley Cabeleireiro (PT), com 829.  

 




Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia