Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
banner_pma]  
Semana de intensa programação cultural gratuita com o 22º Encontro Sesi de Artes Cênicas
23/10/2012, às 12:04:00

 


Com o tema “Encontros Memoráveis – Arte aqui e agora” acontece o 22º Encontro Sesi de Artes Cênicas no decorrer desta semana até esta sexta-feira, 26. A abertura oficial aconteceu no sábado, 20, às 19h30, no Teatro Sesi Araxá, o espetáculo “A Primeira Vista”, com as consagradas atrizes Drica Moraes e Mariana Lima. Toda a programação é gratuita e acontece no Teatro Sesi, na Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) e praça Arthur Bernardes, além do Teatro Municipal e praça Antônio Carlos e Artur Bernardes, com espetáculos para crianças e adultos.

Na abertura, estiveram presentes cerca de 200 convidados, dentre eles, os representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), da unidade local do Sesi Araxá, da patrocinadora do evento através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), organizadores e participantes. A peça “A Primeira Vista” estreou em turnê nacional na abertura do encontro de Araxá, com uma reprise aberta à comunidade no domingo, 21. As atrizes Drica e Mariana agradeceram a oportunidade de apresentarem-se na cidade e elogiaram a plateia local, diante de fortes aplausos.

Os produtores e curadores do evento e da mostra, Leo Quintão e Juarez Dias, respectivamente, destacam mais uma vez o encontro proporciona muita música, teatro e dança à população, sendo que neste ano conta com duas novidades. Uma delas é a palhaça Dona Marilene que está rodando toda a cidade vestida de noiva atrás do seu marido, para alegria e descontração dos participantes. A outra novidade é a primeira atração internacional do Encontro Sesi de Artes Cênicas, a atriz italiana Anita com o espetáculo La Svergognata (A Desavergonhada) na quarta-feira, 24, às 21h30 no Teatro Municipal.

Segundo eles, este ano o encontro também conta com um número expressivo de oficinas, que acontecem no Senai e escolas estaduais. Outra tradição do encontro são as apresentações em entidades assistenciais que nesta edição acontecem na Casa do Caminho, Asilo São Vicente e Santa Casa de Misericórdia. “A gente sempre fazendo teatro, dança, música e circo, são todas as artes cênicas reunidas nesta festa que Araxá já faz há tantos anos”, destacam os curadores.

O presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Altamir de Araujo Ros Filho, explica que a federação divide-se em dois ramos que são do Sistema S, o Senai que é o braço profissionalizante e o Sesi que é a parte social. “Então, tem uma preocupação muito grande em estar atuando nesse social, com artes, música, teatro, com os clubes que o Sesi tem visando o trabalhador da indústria. A Fiemg tem essa consciência de que o trabalho social é importante e precisa ser feito, como uma valorização do profissional que está atuando na indústria”, afirma. Ele destaca que Araxá conta com uma unidade muito bonita e bem conservada, além de grandes parcerias com o setor industrial.

Segundo ele, o Sistema Fiemg tem investido nas suas unidades tanto na área profissionalizante, quanto na social. “E é interesse do sistema investir mais ainda, porque a nossa região, o Triângulo Mineiro, Uberaba e Uberlândia, passam uma fase muito boa de crescimento. Então, nós precisamos de nos preparar para estar atuando e atendendo toda essa demanda que estar por vir”, destaca.

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia