Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
 
Aviso meteorológico prevê fortes chuvas nos próximos dias em várias regiões do Estado
13/11/2012, às 19:33:10

 

De acordo com  aviso meteorológico encaminhado, nesta terça-feira (13), à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) pela Climatempo, fortes chuvas devem atingir várias regiões de Minas Gerais entre os dias 13 e 17 deste mês.

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, da Climatempo, existe previsão de chuvas fortes acompanhadas de raios e granizos nas regiões do Triângulo, Central, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e RMBH. Em Belo Horizonte, a temperatura máxima poderá passar de 37 graus, com fortes chuvas no período vespertino.

Já nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, devido a chegada de uma frente fria, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de ventos ocasionais em áreas isoladas até sábado.

Imediatamente após o recebimento do aviso meteorológico, a Cedec repassou as informações para as autoridades municipais e coordenadorias municipais de defesa civil (Comdec), reforçando suas recomendações para que a população tenha cautela.

Especialmente no feriado desta quinta-feira (15), quando milhares de pessoas devem viajar, a Cedec insiste para que os motoristas redobrem os cuidados, pois pistas molhadas e visibilidade ruim, por causa das chuvas fortes, favorecem a ocorrência de acidentes.  

Alerta para riscos
A população deve ficar alerta quanto ao risco de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de encostas. É importante que as pessoas adotem comportamentos seguros, como não transitar em áreas alagadas (a pé ou de carro), observar sinais de encharcamento e movimentação do solo das encostas, abandonar suas residências preventivamente, não colocar em vias públicas qualquer lixo ou materiais que possam comprometer o escoamento de águas pluviais.

As coordenadorias municipais de defesa civil estão orientadas a desencadear as ações previstas em seus planos de contingência, com vistas à redução de desastres.

Capacitação técnica
A Cedec capacitou, só este ano, 800 técnicos em defesa civil. Estes profissionais estão aptos a atuar como voluntário, agente ou coordenador municipal de defesa civil. Desde a criação da escola de Defesa Civil Estadual, em 2004, foram capacitados 8 mil alunos. Após o curso, os técnicos retornam para suas cidades com conhecimento para a construção legal da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Os técnicos formados pela Cedec estão aptos a identificar áreas de risco, a ajudar na criação de núcleos de defesa civil, a estruturar projetos de prevenção e preparação para o período chuvoso, dentre outras ações.

Independente do município ter ou não Comdec, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) atua em quatro frentes: prevenção, preparação, resposta e reconstrução. Todos os municípios podem contar com o apoio da Cedec, mas é competência exclusiva do município desenvolver as ações de preparação e prevenção para o período chuvoso, sendo uma delas o mapeamento das áreas de risco.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia