Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
prefeitura_araxa
Projeto Cidade Tecnológica é apresentado na ONU e colóquio da UFMG
04/12/2012, às 07:05:28

 

O assessor municipal de Governo, Alex Ribeiro, apresentou o projeto Cidade Internacional da Inovação e Tecnologia de Araxá e Triângulo Mineiro (Citat) no 2º Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto realizado entre os últimos dias 19 e 21, em Belo Horizonte. Ele também participou como o único mineiro de uma semana de estudos promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), no final de setembro passado.

No colóquio promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto de Estudos de Desenvolvimento Sustentável (IEDS), o projeto Citat foi apresentado por Alex dentro do tema “Ciência, Tecnologia e Relações Internacionais como estratégia de proteção do patrimônio e do território”. Ele mostrou como as relações internacionais, cultura, inovação e a proteção ao patrimônio podem estar concatenados num projeto de desenvolvimento sustentável. “Porque muita gente acha que desenvolvimento e proteção de patrimônio são incompatíveis, o que não é uma realidade”, afirma.

Como exemplo dessa conexão entre desenvolvimento e patrimônio, Alex cita a construção do parque tecnológico de Recife com a recuperação de casarões antigos. “É o caminho que estamos seguindo aqui em Araxá ao recuperar o Hotel Colombo, que é uma joia do art déco (movimento popular internacional de design, de 1925 até 1939, que afetou as artes decorativas, a arquitetura etc.) nacional. É o segundo edifício art déco no Brasil, uma pérola”, cita.

 

> Leia mais na edição impressa do Clarim que circula na sexta-feira, 7.

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia