Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
prefeitura_araxa
Copasa é premiada
14/12/2012, às 08:40:29

 

A Copasa conquistou a maior de todas as premiações do PNQS 2012 - Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento: o Troféu Diamante, nível IV. Este ano, as duas diretorias campeãs foram a de Operação Sudoeste e a Centro-Leste. A noite do Oscar do saneamento foi realizada em Vitória, Espírito Santo, na terça-feira, 27 de novembro.

Na abertura do evento, Cassilda Teixeira, presidente do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, com emoção, falou sobre a criação desta ferramenta de gestão que hoje já está incorporada ao setor. “É um projeto sustentável porque tem credibilidade e reconhecimento”, completou. O PNQS destaca as organizações do setor de saneamento brasileiro que apresentam as melhores práticas gerenciais e os melhores resultados organizacionais. Na opinião dela, a Copasa é um modelo que deve ser copiado por outras empresas do setor.

O presidente da Copasa, Ricardo Simões, concordando com as palavras de  Cassilda completou: “nos últimos anos, a excelência da gestão passou a  fazer parte do dia a dia da Copasa, inclusive da sua visão de futuro. Temos a convicção de que é necessária a excelência  na prestação de serviços. E este é um compromisso de todos.  E por isto, a conquista do prêmio também é de todos os empregados da Copasa”.

Para o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, que também esteve presente no evento, o prêmio é uma demonstração do compromisso das empresas do setor de saneamento com a prestação de serviços com qualidade. “E a Copasa faz a diferença com a excelência dos serviços de saneamento em Minas Gerais. Por isto, mais uma vez obteve o reconhecimento”, disse o secretário.

Paulo Fernando Rodrigues Lopes, diretor de Operação Sudoeste destacou: “conquistar a premiação não e um trabalho feito do dia pra noite. É um longo caminho que deve ser percorrido com muita humildade e sobretudo com o comprometimento e o envolvimento de toda equipe. Somente assim é possível”.

Já o diretor de Operação Centro- Leste, Valério Máximo Gambogi Parreira, ressaltou: “o prêmio é a confirmação do compromisso e da dedicação de todos. O troféu  não é só nosso. É da Copasa. É de todos”.

O prêmio
Instituído pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o PNQS, este ano, na sua 16ª edição, é um prêmio que estimula a busca e a aplicação de boas práticas de gestão pelas empresas e serviços municipais envolvidos com o setor de saneamento ambiental no Brasil e reconhece as organizações que se destacam pela utilização dessas práticas apresentando resultados superiores de desempenho.

As empresas que se candidatam às avaliações têm como principais benefícios identificar oportunidades de aperfeiçoamento; melhorar o desempenho; comparar seu desempenho com o de outras organizações; promover entendimento comum sobre gestão “classe mundial”; obter avaliação externa independente do sistema de gestão ou de práticas de gestão específicas; estimular o trabalho em equipe e elevar a participação das pessoas em temas e desafios comuns, reconhecimento público aos esforços de melhoria de gestão.

A avaliação do PNQS se baseia em oito critérios de excelência, estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados. O prêmio funciona como ferramenta de gestão para estimular nas empresas de saneamento a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos no mundo.

Para ser premiada, de acordo com o regulamento, as empresas devem otimizar o desempenho de seus serviços e estimular o trabalho em equipe.

A solenidade de entrega dos troféus, este ano aconteceu no Itamarati Hall, em Vitória, capital do Espírito Santo.

Medalha Quíron
O presidente da Copasa, Ricardo Simões, na ocasião foi homenageado pelo Presidente de Honra do Comitê Nacional da Qualidade da ABES, Valter Pinto Costa, com a Medalha Quíron, pelo o apoio e participação na criação e implementação do PNQS.


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia