Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
PM realiza Operação Natalina
14/12/2012, às 09:03:07

 

A Polícia Militar (PM) está realizando desde o início da tarde desta quinta-feira, 13, a Operação Natalina no trânsito da cidade. De acordo com o coordenador da operação, tenente Pinho, o objetivo desse trabalho é garantir a fluidez do trânsito neste período movimentado de fim de ano.

“Nós estamos fazendo uma operação natalina neste final de ano em todos os sentidos, tanto na questão preventiva e também onde estão tendo alguns desrespeitos às regras de trânsito. Então, nós estamos intensificando essa operação para que o cidadão usuário da via possa ter sua liberdade de ir e vir e respeitar também as regras de trânsito”, destaca o tenente.

Pinho acredita que alguns desrespeitos devem-se ao fato do cidadão ainda não estar habituado com a nova organização de alguns espaços públicos na cidade, especialmente na av. Antônio Carlos e na praça São Domingos. “Devido a algumas obras no Centro de Araxá, alguns setores estão sendo reformulados. Em cima da calçada pode ser estacionamento, desde que seja recuada, ou seja, se respeite o limite mínimo ali de dois metros para a calçada, para o pedestre. E além desses dois metros tem o espaço, por exemplo, do comércio, aí sim, ele pode fazer aquele estacionamento ali. Mas, isso a Asttran vai estar regularizando, aqueles locais que vão poder e aqueles locais que não são permitidos (estacionar).”

Segundo ele, a Asttran já está colocando as placas de sinalização e os obstáculos físicos e serão adotadas as medidas cabíveis contra as pessoas que desrespeitarem as regras de circulação. Pinho aponta algumas infrações mais comuns, como estacionar o veículo em cima da faixa de pedestres ou na calçada onde não há o recuo. “Essas infrações de trânsito, nós já estamos adotando as medidas cabíveis”, ressalta.

De acordo com ele, nos cruzamentos de via que não contam com semáforos, mas têm faixas de pedestres, a regra de trânsito é simples e clara. “O pedestre tem a preferência ao atravessar pela faixa de pedestre. Então, cabe aí primeiro um trabalho de conscientização e educação por parte tanto dos pedestres quanto dos motoristas. Para os pedestres passarem a via pela faixa de pedestre, como os motoristas respeitarem esses pedestres dando preferência pra eles quando forem atravessar pela faixa. Não temos semáforos, mas temos várias passagens elevadas com faixa de pedestres”, afirma. Segundo ele, o motorista tem que ter consciência de que o pedestre tem a preferência nesses locais. “Se todos respeitarem as regras, nós conseguiremos uma circulação de trânsito com uma fluidez maior, um maior respeito ao pedestre e ao próprio motorista e evitaremos qualquer tipo de acidente ou incidente”, destaca o tenente.

A Operação Natalina não tem um período oficial de duração. “A gente iniciou essa operação agora para dar continuidade ao trabalho da viatura básica, ou seja, do dia a dia. E todas as viaturas, a partir de hoje, já estão orientadas nesse sentido, porque a gente estava esperando as obras de revitalização do Centro concluir.” Ele acrescenta que faltam alguns detalhes em relação à obras, mas que são de responsabilidade da prefeitura através da Asttran. “A parte nossa é fiscalizar e a fiscalização já está sendo feita”, ressalta o tenente Pinho.

 




Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia