Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Ensino de qualidade é tema de congresso de educação da LBV
09/06/2011, às 11:19:12

  Estão abertas as inscrições para o 10º Congresso Internacional de Educação que será promovido nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho pela Legião da Boa Vontade. Sob o tema “Ensino de qualidade: um olhar além do intelecto”, o evento ocorrerá no Instituto de Educação José de Paiva Netto (av. Rudge, 700 -no Bom Retiro), em São Paulo (SP). O encontro que reúne pesquisadores e docentes, estudantes de Pedagogia, gestores de instituições escolares e profissionais de áreas afins tem como objetivo fomentar a discussão sobre a importância de se agregarem valores à formação intelectual do discente, visando um ensino que alie qualidade pedagógica à Espiritualidade Ecumênica, essenciais para a promoção da Cultura de Paz.

   Vão palestrar no congresso Içami Tiba, psiquiatra, consultor de família e escritor; Maria Luiza Martins Aléssio, diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); Neide de Aquino Noffs, doutora em Educação, diretora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Jairo de Paula, mestre em Educação, pós-graduado em marketing empresarial,  especialista em artes cênicas e musicoterapia; Silvana Pepe, licenciada em Letras, pedagoga nas áreas de Orientação Educacional e Administração Escolar, consultora educacional e assessora pedagógica; Sueli Ramalho Segala, graduada em Letras, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e graduanda em Letras/Língua Brasileira de Sinais (Libras); Vasco Pedro Moretto, mestre em Didática das Ciências, licenciado em Física e especialista em Avaliação Institucional; e Suelí Periotto, pedagoga e mestranda em “Educação: Currículo”, supervisora da linha pedagógica da LBV e diretora do Instituto de Educação José de Paiva Netto.

   A programação ainda abrange 14 oficinas pedagógicas. São elas: “Apresentar valores versus educar com valores”; “Contando histórias para aprender e brincar”; “Cultivando novas ideias: inovando o conhecimento da arte”; “Descobrindo o encantamento do alfabetizar”; “Dinâmica da vida: o contexto na aprendizagem”; “Estimulação motora e seu papel no desenvolvimento infantil”; “Leitura e avaliação: estratégias para fidelizar o educando”; “Literatura infantil: contar e encantar”; “Motivação contínua nas ações da educação infantil e séries iniciais”; “Musicalização para um despertar interdisciplinar”; “O brincar como eixo norteador do desenvolvimento e da aprendizagem”; “Resolução de situações-problema: um desafio”; “Trocando figurinhas na arte de aprender brincando”; e “Utilizando novas tecnologias nas aulas de Ciências Humanas”.

   As inscrições para o congresso podem ser feitas no hotsite www.boavontade.com/congressodeeducacao ou pelos telefones (11) 3361-6078 e 3225-4590.

 

Metodologia alia valores ao intelecto

   Criada pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, o jornalista e educador José de Paiva Netto, e aplicada, com sucesso, na rede de ensino e nos programas sociais da Instituição, a linha educacional da LBV é formada pela Pedagogia do Afeto, que direciona as atividades para crianças até os 10 anos de idade, e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ministrada no trabalho realizado a partir dos 11 anos.

   A proposta pedagógica, cujo objetivo primordial consiste na promoção da Cultura de Paz, possui metodologia própria: o Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), por meio do qual os educandos são continuamente incentivados à pesquisa. Outro diferencial do método é a vivência dos valores éticos, ecumênicos e espirituais, que é estendida às comunidades em que os alunos estão inseridos.

   As unidades escolares da Instituição, por apresentarem índice de evasão zero e convívio dos alunos entre si e com a equipe de profissionais sem situações de agressividade, têm compartilhado com as organizações que as procuram as boas práticas empreendidas, que refletem positivamente nos espaços frequentados pelos estudantes.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia