Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Cinco vias de Araxá receberão radares eletrônicos
09/06/2011, às 12:33:50

 

   O redutor de velocidade que está sendo instalado na avenida João Paulo II, no trecho entre as rotatórias das avenidas Amazonas e Dâmaso Drummond, é o primeiro de cinco equipamentos eletrônicos que serão implementados em Araxá. Os pontos críticos foram levantados pela Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes (Asttran). A adoção da medida visa amenizar os conflitos entre motoristas e pedestres nas vias da cidade.

   De acordo com a assessora de Trânsito e Transportes, Viviani Antunes Gomes, os dispositivos permitem um controle mais abrangente do que os quebra-molas, por exemplo. Neste primeiro ponto, devido a proximidade a duas redes de supermercados e ao Terminal Rodoviário Engenheiro Manoel Elias de Aguiar, o fluxo de pedestres é intenso e os motoristas extrapolam a velocidade. “Há uma faixa de pedestres que não é respeitada”, afirma.

   O dispositivo eletrônico que está sendo adotado é semelhante ao que existe na avenida Geraldo Porfírio Azevedo principal via de acesso à Estância Hidromineral do Berreiro. Os condutores terão que respeitar a velocidade máxima de 40km/h.

   Em outros dois pontos já definidos serão instalados dispositivos que além de fiscalizar a velocidade de 50km/h vão flagrar o avanço de sinal. Vão receber dispositivos eletrônicos os cruzamentos da avenida Senador Montandon com a avenida Getúlio Vargas e com a rua Belo Horizonte. Outras duas vias vão receber dispositivos, mas os locais não foram divulgados. Segundo Viviani, os locais já estão em vista, mas são necessárias adequações.

   Segundo a assessora, o processo de implantação de um dispositivo pode chegar a 60 dias. A partir daí, eles passam a funcionar em caráter experimental e educativo por três meses e só depois podem gerar multas. A expectativa é que a partir de novembro deste ano os cinco equipamentos estejam em funcionamento na cidade. “Nosso objetivo é a segurança no trânsito”, diz.

 

Intervenção

   Outras duas intervenções no tráfego da cidade estão previstas pela Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes (Asttran). De acordo com a assessora de Trânsito e Transportes, Viviani Antunes Gomes, uma delas é a retirada da placa que proíbe o retorno no cruzamento da avenida Antônio Carlos com a rua Dom José Gaspar. A partir da próxima segunda-feira, 13, os motoristas que passam pelo trecho poderão fazer a conversão. A placa que proíbe a manobra será retirada e, nos horários de pico, agentes da Asttran e policiais militares serão encarregados de orientar o trânsito. Outra mudança será a recolocação do semáforo da avenida Antonio Carlos em frente ao Banco do Brasil.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia