Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_1
prefeitura_araxa
EDITORIAL - Nos auspícios de 2013
26/12/2012, às 08:46:07

 

Acima das disputas políticas, das decepções, dificuldades e carências de cada um, estão as luzes de Araxá. Até no sentido literal, neste fim de ano existe o brilho que reflete o esforço e a união das pessoas em fazer de Araxá um destino natalino que mexe com as emoções. As famílias passeiam nas ruas da cidade iluminada, participam de diferenciados momentos culturais, contemplam o seu artesanato, entusiasmam-se com o seu Natal, como há muito tempo não era sentido. Essa força que espiritualiza, ajuda a população a superar as adversidades, torna as pessoas mais afáveis e otimistas. Que toda essa energia se expresse no verdadeiro sentido do Natal, resgatando os cristãos na fé em Jesus que é o maior exemplo de ser humano.   

De fato, há também o sentido material desse clima. As pessoas trabalham e ganham mais, investem nos seus projetos, melhoram suas condições de vida, empregam mais, planejam o futuro. E desde que seja com positividade, pelo esforço próprio, com honestidade e dignidade, não há nada de errado em melhorar de vida. Também é preciso progredir materialmente, mas na direção contrária ao supérfluo, ao desperdício, ao egoísmo, ao contraproducente. O crescimento coletivo, multiplicador de bons resultados, compartilhado, é o que deve ser buscado com afinco.

No embalo desse brilho, é possível vislumbrar um ano novo promissor para Araxá. Mesmo com a difícil conjuntura externa, o município tem avançado nos últimos anos conforme vários índices oficiais, no desenvolvimento humano e econômico. As perspectivas continuam nesse sentido diante dos compromissos renovados a cada final de gestão municipal, principalmente com a saúde, a educação e o crescimento sustentável, além das boas condições orçamentárias do município e as parcerias com os governos estadual e federal. Existem importantes projetos engatilhados que devem ser concluídos, como o centro administrativo, a implantação dos circuitos turísticos na cidade e, principalmente, da Cidade Tecnológica.

É preciso acreditar, apostar na cidade, pois a semeadura é conjunta e exige boa vontade como em tudo na vida, assim Araxá há de colher os seus frutos. Essa visão de progresso também precisa estar projetada no contexto regional, com o município realmente buscando ser polo de atendimento e prestação de serviços em todas as áreas. Araxá tem tudo para ser exemplo e bem acolher os municípios da sua microrregião que, em contrapartida, também contribuem para justificar as demandas e incrementar o consumo, movimentando a sua economia como um todo. O olhar deve ser amplo, além do horizonte circunscrito na terra onde primeiro se avista o sol.

 

Foto: Sérgio Gomes

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia