Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Nova York declara estado de emergência devido a surto de gripe
14/01/2013, às 15:26:21

 

   A região de Nova York, nos Estados Unidos, foi declarada em estado de emergência sanitária devido a um surto de gripe que atingiu cerca de 19 mil pessoas. A decisão foi anunciada pelo governador de Nova York, Andrew Cuomo. Ele autorizou que bebês e crianças sejam vacinados por farmacêuticos.

   De acordo com os dados oficiais, 28.747 casos de gripe foram registados nos Estados Unidos durante este inverno, provocando 20 mortes de crianças. As autoridades calculam que o número de vítimas pode ser mais elevado, pois há pacientes que não procuram ajuda de médicos e profissionais da área de saúde.

   Na tentativa de conter a expansão de um vírus potencialmente mortal, o governador de Nova York  defendeu a suspensão temporária da proibição de farmacêuticos aplicarem vacinas em crianças e adolescentes.

   “Enfrentamos a pior epidemia de gripe desde meados de 2009 e o vírus está ativo em todo o estado de Nova York”, ressaltou o governador. No estado de Nova York, os casos de contágio por gripe aumentaram de 4.404, no inverno de 2012, para 19.128, em 2013.

   *Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.


Surto de gripe não é motivo para cancelamento de viagem, diz ministério

   Diante do aumento de casos de gripe em alguns estados dos Estados Unidos, o governo brasileiro divulgou hoje (14) orientações para quem está no país ou planeja visitar. De acordo com o Ministério da Saúde, os sorotipos virais que estão circulando, de maneira predominante, nos Estados Unidos e no Canadá são o influenza H3N2 e o influenza B. A vacina aplicada em países do Hemisfério Sul, incluindo o Brasil, no primeiro semestre de 2012, protege contra os dois tipos.

   “Não há recomendação de cancelamento de viagens para esses países por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou do Ministério da Saúde”, destacou o comunicado da pasta.

   A orientação é que os viajantes para essas localidades ou para qualquer país na estação do inverno fiquem atentos aos cuidados de prevenção à influenza. O alerta maior é para os grupos sujeitos aos casos mais graves da doença, como idosos, crianças menores de 2 anos, mulheres grávidas e pessoas com doenças que afetam a imunidade.

Os cuidados são:
• Evitar o contato com pessoas doentes;
• Lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel várias vezes ao dia;
• Proteger a tosse e o espirro com lenço descartável;
• Quem estiver viajando e apresentar sintomas como febre acompanhada de tosse ou dor na garganta e dor de cabeça deve procurar imediatamente atendimento médico para que o profissional avalie a necessidade de prescrever antivirais específicos;
• Não há obrigatoriedade da vacinação antes de viajar. Quem buscar a dose, disponível em clínicas privadas, deve observar cuidadosamente o prazo de validade, pois a vacina contra a influenza é preparada apenas para uso durante o inverno naquele ano específico (no caso, 2012). A vacina leva pelo menos duas semanas para fazer efeito.

Agência Brasil


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia