Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Força Tarefa de combate à dengue no Triângulo
24/01/2013, às 08:36:25

A Força Tarefa de combate à dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) irá visitar quatro municípios da região do Triângulo Mineiro a partir do dia 24/01. São eles: Delta, Iturama, Uberaba e Veríssimo. As equipes formadas por agentes de saúde e técnicos em epidemiologia permanecerão nas cidades até o dia 05/02. Neste período, os profissionais desenvolverão atividades de controle vetorial em domicílios e lotes, além do controle espacial por meio de bombas costais e fumacê (UBV).
Dos dias 26/01 a 27/01 as atividades serão reforçadas com as ações de mobilização social. Pelo Dengue Móvel, caminhão que recolhe os potenciais focos do mosquito da dengue, a população poderá trocar materiais recicláveis, como pneus, garrafas pets e latinhas por cadernos, lápis e borrachas, respectivamente.

Além disso, informações sobre os métodos de prevenção e mobilização para combate à dengue serão prestadas por meio do Dengômetro, um estande preparado para convidar os cidadãos a participar na eliminação de focos do mosquito vetor. As trocas ocorrerão de 09h às 15h (sábado) e de 09h às 12h (domingo) Os locais de atendimento do Dengue Móvel do Dengômetro ainda serão confirmados.


Segundo dados epidemiológicos referentes a janeiro deste ano, o município de Delta notificou 24 casos suspeitos de dengue; Iturama, 56 casos; Uberaba, 348 casos e Veríssimo, 131 casos.  


Em caso de suspeita da doença, os cidadãos devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa.

Lógica de trocas
As trocas de recicláveis por material escolar que acontecerão nos pontos instalados com o Dengue Móvel obedecerão ao seguinte esquema:
• 3 garrafas pet = 1 lápis
• 3 latinhas = 1 borracha
• 1 pneu = 1 caderno

Força Tarefa
A Força Tarefa de combate à dengue, parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, foi uma das estratégias de mobilização e controle epidemiológico adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desde 2010 que contribuiu para a diminuição dos casos no estado.


Atuando nas áreas da assistência, comunicação e epidemiologia, a Força Tarefa visita os municípios mineiros com maiores incidências da doença, tendo como principal instrumento as ações de mobilização social.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia