Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_banner
980x150
Arthur Moreira Lima se apresenta em Araxá
13/06/2011, às 14:30:34

 


   O pianista Arthur Moreira Lima volta a Araxá com o seu espetáculo Um piano na estrada, a apresentação acontecerá no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto, no dia 25 de junho, às 19h30.
   O projeto tem aprovação do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura e conta com o patrocínio da Thyssen Krupp e da Poupex e em Araxá conta com o apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto.
   Um Piano pela Estrada leva concerto de Arthur Moreira Lima por todo o país em caminhão-teatro de 45m² de cena. O pianista é o criador, produtor, empresário e artista de uma iniciativa inédita no Brasil: a de levar música de concerto a lugares e públicos os mais distantes deste universo cultural, por meio do projeto Um Piano pela Estrada.
   O ineditismo se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda; o próprio palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena); o som amplificado independente; iluminação; telão; camarim com ar condicionado etc.
   Todo o aparato é gerenciado por uma equipe de 17 profissionais, que inclui afinador exclusivo, engenheiro de som e outros. Tal providência é fundamental, mesmo com a sofisticada suspensão do veículo, por causa das condições das estradas brasileiras.
   A equipe de Um Piano pela Estrada compõe-se de, além do próprio pianista, produtor, engenheiro de som e luz, operador de telão, técnico em afinação e regulagem dos pianos, quatro motoristas. A caravana inclui o caminhão teatro, caminhão de apoio, 01 microônibus, 01 van de carga e 02 carros que transportam a equipe.
   O concerto tem cerca de 1h30min de duração. No repertório, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.
   Precedendo cada concerto, artistas locais apresentam seu trabalho. Uma forma eficaz de integração com a cultura do lugar. Estes talentos têm sido muito importantes para abrilhantar toda a programação, e repercutem no sucesso da excursão, despertando a simpatia de todos.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia