Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
EDITORIAL - Todo mundo ganha
14/02/2013, às 08:19:14

 

Até quem não gosta de futebol deve ter aberto uma exceção para vibrar com a estreia do Araxá Esporte Clube (AEC/Ganso) no Campeonato Mineiro da Primeira Divisão, na tarde do último sábado, 2. Depois de vinte anos fora da elite do futebol de Minas Gerais, agora os benefícios desta conquista extrapolam as vitórias do Ganso, que na primeira partida da competição venceu o América de Belo Horizonte por 2x1. Desde a alegria dos 5 mil torcedores que estavam no Estádio Fausto Alvim à grande repercussão nacional proporcionada pelo jogo com uma divulgação muito positiva de Araxá, até a oportunidade aberta à criançada e juventude que participam das escolinhas de base do time.

É um conjunto de fatores positivos que abrange essa participação do Ganso, assim como as empresas patrocinadoras que apoiam o time, mas também têm suas marcas veiculadas na mídia local, estadual e nacional. Os profissionais recrutados na preparação do time, os jogadores, as pessoas envolvidas na realização do próprio evento como os ambulantes, seguranças, imprensa, dentre muitos outros que também obtêm renda com a atividade. Essa satisfação atinge a cidade como um todo e, mesmo diante das dificuldades de vencer um campeonato como esse, principalmente contra os tradicionais Atlético e Cruzeiro, permanecer na elite já é um importante objetivo.

O jogo foi transmitido pelo Sport TV para todo o país através do canal fechado Première 4 e quem não foi ao campo pôde torcer em casa, ouvindo os comentários elogiosos sobre Araxá, sempre citada como cidade agradável, limpa, acolhedora etc. O que também foi uma oportunidade para o jornalista araxaense Rafael Rios realizar um grande sonho, o de trabalhar como repórter esportivo em rede nacional, e ele fez bonito. Um saudável bairrismo pairou pela cidade, tocando os cidadãos.

O Estádio Fausto Alvim foi outro motivo de orgulho, principalmente porque estava lotado pelos milhares de torcedores. O que só foi possível porque houve um grande esforço de todos para deixá-lo apto a receber a partida de estreia do time, com destaque para a diretoria e a Prefeitura de Araxá. O novo gramado aguentou a partida, cercado pelo alambrado que foi trocado e outras melhorias, como nos vestiários, cabines de imprensa, pintura interna e externa. Parecia tudo novinho, embora o Majestoso da Imbiara seja um tradicional ponto de encontro das famílias araxaenses que, mais uma vez, demonstraram uma fantástica mobilização em torno do futebol, como é difícil de ver em outras cidades. A grande torcida alvinegra só mereceu elogios, empurrou o time e se consolidou como a maior do interior do Estado. Só não tinha mais pessoas no campo porque não comportava, os ingressos esgotaram-se com antecedência.

Houve uma grande compensação pelos anos de trabalho voltado para levantar o time e que começou corretamente, com a formação da base através de um projeto aprovado pelo Ministério dos Esportes e patrocinado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). A partir daí, o trabalho foi crescendo, assim como o apoio ao time que acabou alçando a condição de estar na elite ao vencer o Módulo II no ano passado, depois de ter sido o campeão da segunda divisão.

Daqui pra frente, pelo menos até o final do Campeonato Mineiro deste ano, muitas alegrias e benefícios ainda virão, inclusive com a possibilidade de transmissão de algum jogo também na TV aberta, o que só depende da Globo. De qualquer forma, os jogadores ganham visibilidade e podem subir na carreira a partir do Ganso, que também lucra se eles forem para times maiores. É o esporte que gera negócios, muito além do lazer que proporciona à população.

Quiçá, com esse embalo e na expectativa de Copa do Mundo no Brasil, seguida das Olimpíadas 2016, Araxá invista ainda mais no esporte, não só no profissional, como no especializado. Quem sabe numa arena esportiva que possa abrigar outros tipos de esportes, como decisões estaduais e brasileiras de vôlei, basquete etc. Uma coisa leva à outra, principalmente à maior oportunidade de se ter uma infância e adolescência saudável em Araxá.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia