Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Prefeitura deve reduzir pessoal e aumentar salários
25/02/2013, às 13:50:31

 

A reestruturação do quadro de pessoal da Prefeitura de Araxá está em andamento desde o ano passado e deve ser concluída em março próximo. Gradativamente, está ocorrendo o aumento do número de servidores concursados e uma significativa redução dos contratados e comissionados. De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Jorge Borba Lima, a meta é reduzir o quadro de 3,8 mil servidores na ativa para no máximo 3 mil. Ele acrescenta que, em contrapartida, as mudanças vão permitir o realinhamento dos salários que hoje estão defasados em relação aos valores de mercado.

“Esse fechamento de torneira é uma coisa interessante, foi um aprendizado pra nós, o prefeito (Jeová Moreira da Costa) tem dito isso sempre”, afirma Borba. Segundo ele, em termos de pessoal, a administração municipal contava com 4,2 mil servidores no total, sendo cerca de 400 aposentados e 3,8 mil na ativa. Ele acrescenta que de acordo com o termo de compromisso firmado junto ao Ministério Público (MP) pela prefeitura, não foram mais renovados os contratos vencidos e estão sendo chamados os concursados. “O Ministério Público nos ajudou e é isso que estamos fazendo”, afirma. Segundo ele, de julho de 2012 até o início de fevereiro, cerca de 660 contratos não foram mais renovados.

O secretário informa que no início deste ano o quadro de pessoal contava com 2,8 mil servidores, sendo cerca de uns 700 ainda como contratados. “Não podemos ter mais que 30% de contratados dos servidores efetivos. Dia 1º (fevereiro), não renovamos mais ou menos 80 contratos. Por outro lado, chamamos do concurso 10 garis e mais 434 concursados na área de educação”, informa. Ele esclarece que há critérios a ser seguidos em relação aos contratados, além do limite máximo de 30% do número de concursados.

> DETALHES NA EDIÇÃO IMPRESSA QUE CIRCULA NESTA SEXTA-FEIRA

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia