Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Jeziel Paiva no Teatro Municipal
21/03/2013, às 19:44:41

 

O Projeto Tri Ciclo Espetáculos apresenta uma viagem pela cultura popular com Jeziel Paiva em Cantoria de Rabeca, neste sábado, 23, às 20h, no Teatro Municipal de Araxá. É um relato musical no tempo do Romanceiro à Zé Coco do Riachão, com histórias, epopeias, poesias caboclas e cordel.

A apresentação trata da origem da identidade cultural dos séculos 18 e 19, ou seja, é uma verdadeira viagem desde a vinda do romanceiro ibérico ao Brasil até os dias de hoje através das manifestações artísticas populares que fizeram parte da construção do legado cultural. A Cantoria de Rabeca é apresentada por Jeziel Paiva, músico de Uberaba. Ele utiliza a rabeca, primeiro instrumento trazido pelo colonizador, para mostrar os momentos mais significativos da cultura popular, correspondentes aos ciclos do gado, do cangaço, das secas e na relação mais íntima do homem com os sertões.

Na apresentação, obras de domínio público de Zé Coco do Riachão, Elomar, Beira D’água, Villa-Lobos, Antenógenes Silva, Gereba, Guerra-Peixe e Geraldo Vandré. E ainda poesias caboclas e cordel de José Pacheco, Zé Laurentino, Pompílio Diniz, Chico Pedrosa, Zé Limeira e textos de João Cabral de Melo Neto e Guimarães Rosa. O espetáculo conta com as participações especiais dos músicos Marcelo Taynara (violão e percussão), Carlos Tampa (percussão) e do Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto (SP), cidade onde surgiu o projeto que é apresentado por todo país.

Rabeca
A rabeca é um dos instrumentos musicais mais característicos da cultura popular. Semelhante a um violino, era utilizada na idade média. Muitas histórias são contadas sobre sua origem, mas a mais convicta delas aponta que o surgimento foi na cultura árabe, assim como o alaúde e outros instrumentos de corda.

Essa é a penúltima atração da segunda edição do projeto Tri Ciclo Espetáculos, idealizado pela artista plástica Cynthia Verçosa. E para finalizar a segunda edição do projeto, no dia 20 de abril, sábado, acontece o show “Negra Melodia”, de Zezé Mota.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia