Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Câmara faz extraordinária para autorizar viagem do prefeito ao exterior
03/04/2013, às 09:40:20

 

A autorização de licença de viagem do prefeito Jeová Moreira da Costa ao exterior não foi apreciada na reunião ordinária desta terça-feira, 2. Então, o presidente da Câmara Municipal, vereador Miguel Alves Ferreira Júnior (PMDB), convocou uma reunião extraordinária para esta quinta-feira, 4, às 8h, para a apreciação do pedido de autorização.

O ofício foi encaminhado à Câmara Municipal na segunda-feira, 1º, com justificativa da missão internacional aos vereadores. “A Prefeitura Municipal de Araxá, no escopo de fomentar as atividades econômicas, e tendo como princípio norteador da atual gestão que compreende a busca incessante de meios para melhorar as condições de vida de nossa comunidade e, buscando diretrizes fortalecedoras no fomento da atividade agrícola, industrial, turística e comercial, aliada a uma política equilibrada com o meio ambiente sustentável, objetivos estes alcançáveis por meio de políticas convergentes e imediatistas em parcerias com entidades nacionais e internacionais, visando reduzir as desigualdades sociais e alavancar o emprego, turismo, além de propiciar melhor qualidade de vida aos nossos munícipes”, diz o texto.

De acordo com a justificativa, o prefeito Jeová irá coordenar uma equipe multidisciplinar formada por representantes do Poder Executivo, do Cefet-MG e da Prefeitura de Betim, com o objetivo de buscar e firmar parcerias e ações estratégicas com empresários no exterior. O ofício informa que a missão intermunicipal será cumprida em duas fases. A primeira será realizada na Espanha, no período de 10 a 14 de abril. “A comitiva dos municípios de Araxá/Betim e do Cefet-MG participarão de visita ao Parque Tecnológico de Valladolid, objetivando compreender o processo de instalação, funcionamento e parcerias de Parques Tecnológicos.”

Na segunda etapa da missão internacional, a comitiva segue para a China, onde permanece entre os dias 14 e 20 de abril. De acordo com o ofício, serão doze dias de missão, com reuniões e eventos na Espanha, Portugal e China, que incluem rodadas de negociação com empresas e instituições locais. “A fim de embasar melhor a aplicação dessa experiência nos projetos de parques tecnológicos a serem implantados nas cidades de Araxá e Betim.” A chegada ao Brasil está prevista para o próximo dia 22. “Em suma, a Missão Europa-China visa estreitar as relações entre a Prefeitura Municipal de Araxá e o mercado Europeu e Chinês, promovendo uma maior divulgação da infraestrutura de inovação oferecida pelo município a fim de atrair investidores estrangeiros que possam transferir tecnologia inovadora e conhecimento para a região.” O Executivo também informa à Câmara que a missão busca concluir parcerias já estabelecidas em visitas anteriormente realizadas pelos representantes do município ao exterior.

A necessidade de autorização da Câmara Municipal para a realização da viagem está estabelecida nos termos do artigo 24, X, da Lei Orgânica Municipal (LOM). O ofício está na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação, presidida pelo vereador José Maria Lemos Júnior (DEM), que tem oito dias regimentais para a sua apreciação e emissão de parecer. No entanto, o líder do governo municipal na Câmara, vereador Carlos Alberto Ferreira (PDT), solicitou a urgência na apreciação do pedido devido às providências que precisam ser tomadas para que a missão possa seguir para o exterior na próxima quarta-feira, 10, conforme agendado.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia