Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Começa a Semana de Combate às Drogas
17/06/2011, às 14:20:08

 

   Cerca de 99% dos adolescentes internados nas instituições de privação de liberdade em meio aberto de Araxá cumprem medidas sócio-educativas por questões afetas direta ou indiretamente às drogas. Ainda não há uma estimativa precisa do número de famílias da cidade que convivem com o problema dentro de casa. Mas para se ter uma ideia do diagnóstico alarmante, só no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) são atendidas em média por dia cinco famílias que têm pelo menos uma pessoa envolvida com drogas.
   Para frear o avanço do tráfico e uso de entorpecentes no município, a Comissão de Apoio, Enfrentamento e Cuidado ao Uso de Álcool e outras Drogas (Caec) lança a Semana Municipal de Combate às Drogas na segunda-feira, 20. A programação se estende até quarta-feira, 22, quando terá início a Campanha de Mobilização Permanente “Uma Vida Sem Drogas. Eu Curto!”.
   De acordo com Anderson Alves Costa, membro da comissão organizadora, a droga é um fenômeno que migra assustadoramente das grandes capitais para o interior dos Estados. “Nós temos que fechar as portas de Araxá. Ela já está tomando vulto na cidade, mas a gente quer frear esse avanço com a campanha permanente”, diz.
   Para ele, é necessário alertar a população para que não só quem já convive com o problema se mobilize, mas que toda a sociedade seja alcançada, e articular uma rede de ações de forma que o combate às drogas seja mais eficiente. “Sabemos que as drogas entram sorrateiramente em nossas famílias e as destroem, mas queremos alertar a população como um todo, porque independente de o problema estar dentro da minha casa, temos que nos mover, tratar desse assunto com seriedade e nos unir para enfrentarmos esse problema e alcançarmos a saúde das famílias longe das drogas”, afirma.
   Uma das propostas da comissão é a consolidação de um banco de dados que cruzará informações da Polícia Militar, do Ministério Público, do Conselho Tutelar, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano para obter uma estimativa do uso e tráfico de drogas no município. Em cima do diagnóstico serão traçadas ações pontuais.

Programação
   No primeiro dia do evento, segunda-feira, 20, no Cine Teatro Brasil, às 19h, haverá a exibição do filme “Meu nome não é Jonhy”. Na terça-feira, 21, haverá o Seminário Municipal de Política Pública sobre drogas. As atividades como palestras, mesa redonda, debates, apresentação cultural acontecem durante todo o dia no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia).
   No encerramento na quarta-feira, 22, uma caminhada leva o tema da campanha às ruas da cidade. A saída será no estacionamento do Estádio Fausto Alvim, às 9h, e a chegada está prevista para as 12h, na Praça Governador Valadares.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia