Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
IEPHA aponta falhas nas obras do Desemboque
25/04/2013, às 08:14:22

 

Orçado em mais de R$ 600 mil e fruto de convênio entre a Prefeitura de Sacramento com o Governo do Estado através da Secretaria de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Setop) pela Administração passada, o projeto não foi 100% executado.  A constatação foi feita durante vistoria pelo engenheiro- arquiteto de Gerência de Projetos e Obras do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), Wellington Carvalho. Segundo ele, “ainda há muito o que executar pelo projeto de revitalização”. Embora não concluída, como atestado pelo técnico do IEPHA, a obra foi inaugurada em 27 de dezembro do ano passado.

O representante do IEPHA que acompanhou as obras disse que sua responsabilidade era efetivar a fiscalização técnica enquanto que a parte financeira e de obras era acompanhada pela Prefeitura e pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP). O técnico se comprometeu em enviar relatório sobre todo o trabalho realizado naquele povoado.


A vistoria técnica aconteceu na quinta-feira, dia 18 e foi acompanhada pelo vereador Leandro Araújo. A intenção foi verificar o que foi executado para emssão de laudo sobre a aplicação dos recursos na referida obra.
O projeto inicial previa a pavimentação das ruas com paralelepípedos, portal de acesso, reforma das igrejas, construção de duas praças e de área de estacionamento, ampliação do salão comunitário com instalação de banheiros públicos, dentre outras melhorias.

Segundo Wellington é preciso trabalho de preservação das casas daquela região no sentido de evitar que percam a sua característica original. Entre os problemas observados na revitalização do Desemboque, ele observou que houve erro na instalação de luminárias nas duas praças, sendo que uma delas está com iluminação precária.

Além do problema das luminárias que precisa ser corrigido, há ainda a instalação de quadro de luz, colocado em local errado, de forma inadequada. Em relação à reforma das igrejas, o engenheiro ressaltou que havia verba do próprio IEPHA, mas que acabou cortada. Conforme ele, a atual Administração deve ir atrás destes recursos.

 “A primeira parte ainda não foi concluída, foi feita parcialmente. Eu não tenho poder de embargo, só podia relatar questão técnica. Não podia chegar e dizer que o serviço estava errado, mandar desmanchar e refazer. O contrato de obra era da Prefeitura”, reforçou Wellington Carvalho.

O povoado do Desemboque está localizado no Circuito da Canastra sendo um importante ponto de turismo na região.  Após a vistoria o técnico esteve com o prefeito Bruno Cordeiro e com os secretários Eliana Pereira (Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural) e Marcelino Marra (Planejamento).

Jorn. Mara Santos
Diretora de Comunicação PMS

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia