Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
pma
cabmm
Primeira audiência pública pela transformação do Cefet em universidade tecnológica acontece em Araxá
10/05/2013, às 08:43:38

 

Araxá sediou a primeira das audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Alemg) para debater e apoiar a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) em universidade tecnológica, na manhã desta quinta-feira, 9, no teatro municipal. A realização das audiências nos municípios onde existem unidades do Cefet-MG visa fortalecer essa reivindicação junto ao governo federal através do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e foi requerida junto à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Alemg pelo deputado estadual Bosco (PTdoB).

Ele conduziu a reunião que contou com a participação de mais de 350 pessoas, dentre autoridades, lideranças e representantes da comunidade escolar do Cefet-Araxá. O debate culminou com a elaboração de um documento que será entregue ao governo federal por uma frente parlamentar.  

“Nós sabemos da importância do Cefet há décadas, sobretudo na formação de técnicos em Minas Gerais e para o Brasil num todo. O Cefet de Minas já preenche todos os requisitos legais para que possa ser transformado na Universidade Tecnológica Federal”, afirma Bosco. Ele explica que essa luta do Cefet-MG foi iniciada em 2003 e agora se intensifica envolvendo não só as comunidades onde existem unidades, mas o Estado como um todo. “Nós apresentamos esse requerimento para que possamos mobilizar a comunidade, envolver as lideranças políticas nessa ação conjunta, municípios, Estado e o Cefet.”

Bosco destaca que essa transformação representa um ganho muito grande para Minas Gerais. “Porque nós teremos uma instituição ainda mais forte, com potencial maior, sobretudo de aporte financeiro por parte do governo federal, podendo oferecer mais cursos para que possamos avançar ainda mais, não só na formação de novos profissionais, mas no campo da pesquisa tecnológica”, afirma. Segundo ele, o que falta agora é realmente sensibilizar e convencer o governo federal através da presidente Dilma Rousseff e também o MEC. “Nós entendemos que essa mobilização facilitará ainda mais esse convencimento, para que realmente tenhamos essa transformação.”

O diretor Geral do Cefet-MG, professor Márcio Silva Basílio, explica que o projeto de transformação da instituição em universidade existe há mais de dez anos, mas acrescenta que esse movimento na verdade começou em 1978, com a criação dos cursos superiores. “Nos últimos treze anos, esse projeto ganhou corpo, a instituição se amoldou ao modelo universitário, expandiu nas áreas de graduação e pós-graduação, sem detrimento do nível técnico. O Cefet-MG hoje tem 16 graduações, é a oitava instituição federal de ensino superior do Brasil em número de engenharias e, o que a gente quer, é o reconhecimento de direito do que nós já somos de fato: uma universidade federal, pública, gratuita, de qualidade, reconhecida pelas 60 universidades federais brasileiras.”

Márcio explica que a unidade de Araxá pode ganhar em vários sentidos com essa transformação do Cefet-MG, como a abertura de novos cursos superiores na área de engenharias, o aumento da pesquisa para a aplicação nos produtos locais de uma maneira mais direta no mercado ou agregando valores. “Por exemplo, no caso da parceria com a Cidade Tecnológica, que hoje é um grande projeto institucional tanto do Cefet-MG, quanto da cidade. O Cefet tendo uma estrutura de nível superior maior, tem mais condição de pesquisas, as respostas são mais rápidas e a gente poderia atuar de uma maneira direta nas pesquisas tecnológicas no município, agregando sempre valor e desenvolvendo tecnologias para as matérias primas locais”, destaca.


> DETALHES NA EDIÇÃO IMPRESSA DO CLARIM QUE CIRCULA HOJE, 10

 

 

 




Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia