Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Vantagens de integrar ações políticas em prol da região metropolitana do Triângulo
20/05/2013, às 08:53:17

Dia 23 de abril de 2013, atendendo requerimento de minha autoria e de outros Colegas, a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais realizou Audiência Pública para discutir a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro. Esta ação foi o início de conversações, de um trabalho em parceria focalizando o assunto, quando foi sugerido ainda a realização de outras reuniões, nos municípios de Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas, Araxá, dentre outros, dando prosseguimento aos trabalhos.

No dia 20 de maio teremos mais duas reuniões, uma em Uberaba, outra em Uberlândia, ocasião em que poderemos avançar nos preparativos desse importante passo que, certamente, promoverá o efetivo progresso de nossa região.

A união entre cidades vizinhas contribui para o fortalecimento da sua região de atuação, seja no aspecto econômico, cultural, político, dentre outros. As regiões metropolitanas constituem um conjunto de municípios que objetiva realizar tarefas públicas que demandam a cooperação entre eles, como os serviços de saúde, saneamento básico e de transporte coletivo, reconhecendo, em termos político-institucionais, sua realidade.

Importante também mencionar que a gestão integrada de uma região metropolitana em determinadas áreas faz com que o desenvolvimento aconteça de forma planejada e sustentável. Esta é a definição de diretrizes de interesse para os municípios que compõem uma região metropolitana.

A criação das regiões metropolitanas está ligada ao intenso crescimento urbano que se constata a partir do aparecimento de núcleos urbanos. Uma região metropolitana, com a existência de vários municípios contíguos, pode se manifestar através de polos de atividade econômica dados pelo seu crescimento e desenvolvimento, que estão situados geralmente num "ponto geográfico urbanizado" - uma cidade; em resumo, o polo de atividade econômica é ponto de localização concentrada de atividades industriais num núcleo urbanizado. Além de polo de comércio, educação, saúde e cultura.

A Região Metropolitana do Triângulo que pretendemos criar é um antigo desejo das comunidades locais. Tal medida reflete-se na necessidade imposta pelo próprio desenvolvimento e progresso das cidades que integrarão a mencionada região.

Baseado no Art. 44 da Constituição Estadual e na legislação complementar reguladora das funções públicas de interesse comum, é que propusemos a criação da Região Metropolitana do Triângulo.

Diante do exposto, aliado ao comprometimento político, com o trabalho em parceria, unindo deputados da Região do Triângulo, prefeitos, vereadores, empresários, associações comerciais, sindicatos, dentre outros, iremos conseguir integrar ações, fazer agenda conjunta, de modo a criar uma rede de integração dos municípios da região. Um grande projeto para fazermos Minas e um Triângulo forte, junto às inúmeras potencialidades já existentes, boas rodovias, indústrias, grandes empresas, sistema de transporte aéreo consistente, etc.

Poderemos, assim, em um futuro próximo, termos conseguido realizar esta ação, imprescindível ao desenvolvimento consciente e sustentável dos municípios que compõem o Triângulo Mineiro.

* O deputado estadual Adelmo Carneiro Leão é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia