Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Araxá participa do Dia do Desafio
24/05/2013, às 08:04:30

 

Apenas 15 minutos. Esse é o tempo mínimo que milhares de mineiros terão que dedicar à pratica de qualquer atividade física, no dia 29/05. Nesta data será realizada a 19ª edição do Dia do Desafio. A iniciativa é promovida mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA) e, no Brasil, conta com o apoio do Sesc. O evento terá início à 0h com término às 21h. Em Minas, 13 cidades integram a disputa: Almenara , Araxá, Bom Despacho, Extrema, Governador Valadares, Montes Claros, Juiz de Fora, Paracatu, Pratápolis, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia. A participação é gratuita e aberta ao público.

Com objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, o Dia do Desfio é uma campanha mundial voltada para todas as idades. Neste dia, milhares de cidades se envolvem em uma competição amigável. A ideia é mobilizar o maior número de pessoas para que, dentro do horário estabelecido pelos organizadores, pratiquem qualquer tipo de atividade física por, no mínimo, 15 minutos. Os municípios são divididos em duplas, de acordo com o porte, tendo como base de cálculo o numero oficial de habitantes. Ao final do dia, a cidade que conseguir o maior número de participantes é a vencedora.

Em Minas, no Vale do Jequitinhonha, duas cidades estão inscritas: Almenara disputará com Esparza, cidade de Puntarenas, na Costa Rica; e Teófilo Otoni, contra Eunápolis (Bahia). No Noroeste do estado, Paracatu será adversária de Tubarão (Santa Catarina). No Norte, Montes Claros disputa com Santos (São Paulo). No Vale do Paranaíba, Araxá compete com Avaré (São Paulo). No Centro-Oeste, Bom Despacho tem o município de Colotenango, de Huehuetenango, da Guatemala, como adversário. Sete Lagoas, na região Central, disputa com Sandino, do estado de Managua, na Nicarágua. No Sul de Minas, duas cidades participam: Extrema, que compete com Chillan Viejo, de Bio-Bio, no Chile; e Pratápolis, contra Nipoã (São Paulo). Governador Valadares, no Leste do estado, será adversária de Caruaru (Pernambuco). Na Zona da Mata, Juiz de Fora compete com San Miguelito, do Panamá. E no Triângulo Mineiro, Uberaba disputa com Macapá (Amapá); e Uberlândia contra São José do Rio Preto (São Paulo).

Dia do Desafio
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), sediada na Alemanha. A iniciativa acontece anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Esta é a 19º edição do projeto.

No continente americano o evento é coordenado pelo Sesc São Paulo, desde 2000, e tem o apoio dos Departamentos Regionais do Sesc, como em Minas Gerais. As atividades são desenvolvidas pelas Prefeituras Municipais.

Em 2012, o evento contou com o envolvimento de 3.432 cidades, de 21 países do Continente Americano, atingindo mais de 50 milhões de pessoas. Só em Minas Gerais, cerca de 380 mil mineiros participaram do Dia do Desafio, em 2012. Juiz de fora é a cidade que mais participou do evento, integrando a competição desde 1999. Este ano, Minas bateu novo recorde de cidades inscritas: 13, no total. Em 2012, esse número era de cinco municípios.

A partir de 2013, o Dia do Desafio integra as ações da campanha MOVE Brasil. A iniciativa pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país até 2016, ano de realização dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. Mais informações sobre o MOVE Brasil em www.movebrasil.org.br.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia