Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
“Hugo, o Draculindo” é o nome do primeiro livro infantil do artista multimídia e zootecnista, o araxaense José Otávio Lemos. As ilustrações são do filho dele e de Lucélia Patrício, Pedro Otávio, 4 anos. A estória destaca a importância da família e do meio ambiente na formação das pessoas através de um conto de fadas sobre o menino que foi enfeitiçado por uma bruxa malvada e tornou-se o “Dracolindo”, mas a orientação dos pais e a vontade de Hugo em fazer o bem desfazem o feitiço.
Como zootecnista, José Otávio já andou por vários países e tem uma constante preocupação com o meio ambiente sob o foco da sustentabilidade. Como premiado pintor, escultor, desenhista, gravador e escritor, a natureza de alguma forma também está presente nos seus trabalhos. O lançamento do livro para o público infantil acontece no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho próximo (quarta-feira), às 18h, no Museu Histórico de Araxá – Dona Beja.
O livro surgiu a partir do pedido de Pedro Otávio aos pais, de ter uma festa de aniversário na escola com o tema de vampiros. Então, José Otávio teve a ideia de escrever a estória de um morcego bonzinho. “Mas de vampiros! E para meninos e meninas tão pequenos ainda!?”, pensou o pai. Com a ideia, Pedro Otávio acompanhou a criação do pai e, além de fazer as ilustrações do livro, foi ele que escolheu os nomes dos personagens. Sentado ao lado do pai, na prancheta onde pinta e desenha, Pedro Otávio fez a coleção de desenhos que chama a atenção pela originalidade do traço.
Os pais dele ficam radiantes ao contar a experiência vivenciada pela família desde o início do projeto. O tema do meio ambiente com sustentabilidade é forte no livro, bem como a importância da família bem estruturada. Pai e filho fazem o trabalho de divulgação da obra e a primeira tarde de autógrafos aconteceu no último dia 20, às 14h30, na Escola Dr. José Ferreira, em Uberaba. Além de Araxá, eles vão apresentar o livro na região e até em outros países com tradução para o espanhol, como em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) em setembro próximo e na capital mexicana e Mérida, no Estado de Yucatan, no México, em novembro próximo.