Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Palmeiras da Senador Montandon serão levadas para o Pão de Açúcar III
04/06/2013, às 08:03:16

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, João Bosco Borges, diz que assim que a Copasa concluir as obras de infraestrutura que estão em execução na av. Senador Montandon, a prefeitura começa a fazer o restante do projeto de revitaização que está previsto, inclusive para as áreas adjacentes. Segundo ele, pelo cronograma a prefeitura deve estar efetivamente executando as obras até o próximo dia 5. Ele informa que o trabalho começa pela transferência das palmeiras imperiais do canteiro central para uma área localizada no bairro Pão de Açúcar III.

“A primeira etapa é a remoção das palmeiras e temos que levar para o Ministério Público (MP) um laudo que foi pedido da viabilidade do transplante para a avenida situada no Pão de Açúcar III. O laudo está sendo feito, com a análise de solo e o parecer técnico de uma pessoa especializada em agronomia”, informa. Segundo ele, o novo local para as palmeiras foi escolhido levando em consideração uma série de fatores, mas principalmente o espaço que precisam para ser replantadas e sobreviverem, além da possibilidade do transporte.

“Esse local foi escolhido porque são palmeiras muito grandes e trabalhar com elas no Centro da cidade, como chegou a ser sugerido pela população, é muito complicado, principalmente numa praça como a Governador Va-ladares. Entrar com um guindaste, mais um muque e um caminhão prancha na praça Governador Valadares é inviável. E assim nas outras, além do transtorno que causaria no trânsito. Então, precisamos de uma área mais ampla, mais aberta, para que possamos transplantá-las e, até mesmo, cuidando diariamente para que sobrevivam. Há um risco de não resistirem ao transplante, mas tudo será acompanhado tecnicamente para que isto não aconteça. O tamanho e a profundidade da cova, a qualidade do terreno, tudo tem que ser observado para que possam vingar depois de transplantadas”, esclarece.

João Bosco diz que todo o calçamento, a pista de rolamento e o canteiro central da av. Senador Montandon serão refeitos, além da construção de rampas de acessibilidade. “Para dar à avenida, o que nós demos na av. Antônio Carlos, próximo daquilo.” Segundo ele, a largura das atuais calçadas será mantida em função do alinhamento dos postes. “Senão teríamos que mexer em toda a rede elétrica, mas as calçadas serão nos moldes da av. Antônio Carlos. Naquele padrão da rua Capitão Izidro, no primeiro trecho”, informa.

De acordo com ele, as obras também incluem a reurbanização de ruas adjacentes à avenida, a Capitão Izidro, Calimério Guimarães e Almeida Campos. “Essas ruas estão inclusas no projeto e vamos substituir o calçamento de paralelepípedo. E só não fizemos ainda nos dois quarteirões que faltam da rua Capitão Izidro, porque temos que aguardar uma interferência da Copasa que está aproveitando para retirar a rede de esgoto que está ligada à rede pluvial. Então, estamos fazendo o serviço de infraestrutura completo, porque futuramente não teremos problemas no Centro”, afirma.

O secretário espera que as obras da avenida estejam concluídas até o final deste ano. “Não podemos correr com as obras em função do Centro, para não causarmos muitos transtornos.” Ele informa que ainda será definida qual a planta que substituirá as palmeiras na nova arborização prevista para a avenida. “O que será definido por uma equipe, considerando que tem que ser uma planta que não vai prejudicar a pista de rolamento futuramente. Pode até ser o pau-mulato, porque a ideia da equipe é dar uma uniformidade na cidade, a exemplo de Campos de Jordão que utiliza uma planta do Canadá. Nós queremos fazer aqui em Araxá com uma planta do Brasil”, afirma.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia