Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Daniel Rosa é nomeado assessor
29/07/2013, às 08:10:12

 

Ao ser questionado sobre o anúncio feito pelo líder do governo durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, vereador Carlos Alberto Ferreira (Cachoeira/PDT), de que o advogado e suplente do PT, Daniel Rosa (PT), seria secretário de Esporte e Juventude, o prefeito Jeová Moreira da Costa informou a nomeação dele como assessor municipal (II). “O Daniel vai fazer parte da nossa equipe e a gente fez a nomeação dele ontem (terça-feira, 22) e, depois que ele se desligar (como assessor dos vereadores petistas na Câmara), tem duas secretarias que quer o trabalho dele, a Procuradoria Jurídica e quem está hoje respondendo pelo esporte e juventude”, disse.

Segundo ele, está buscando pessoas que podem contribuir com o governo municipal e que estejam compromissadas com o bem coletivo. “O Daniel Rosa representa uma liderança política e queremos justamente isto, fora de eleição unir força para buscar a governabilidade, a aprovação dos nossos projetos. Como estamos tendo dificuldade de aprovar a fábrica de cerveja para a nossa cidade, as PPPs (Parcerias Público-Privada), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária), então estamos buscando o que a política nos ensina, a arte de buscar as alianças”, afirma. Ele informa que está constantemente em conversa com um grupo de pessoas que fazem parte de alguns partidos, discutindo ideias para conseguir uma convergência. “Para buscar a terceira alternativa que é a que traz soluções definitivas e duradouras para o projeto que estamos defendendo, que visa o progresso, o desenvolvimento da cidade e a sustentabilidade das pessoas.”

Jeová diz que está procurando todos os partidos que têm representantes no Legislativo para unir forças. “E trabalhar dentro da democracia brasileira. Nós entendemos que os dois poderes têm que ter observações divergentes, mas ao mesmo tempo nós precisamos buscar um terreno fértil para ter as ideias entrando em sinergia e a comunidade ganhando com os resultados.” Segundo ele, existem várias possibilidades, ou seja, o pastor Moacir Santos pode assumir depois a Secretaria de Esporte e Juventude ou mesmo o PT, assim como a Néia da Uninorte que hoje é vereadora como primeira suplente do PDT pode ir para uma assessoria municipal. “Então, a gente tem trabalhado muito no campo das ideias e essas possibilidades estão todas de pé. Queremos governar com muito amor, paz e alegria e, para isto, precisamos das pessoas também que hoje a comunidade depositou um voto de confiança. Então, o pastor Moacir, a Néia, o Daniel fazem parte dessas pessoas; o Farley e o Marcílio que são representantes do PT (na Câmara) e os partidários do Partido Trabalhista (PDT) entendem também que a eleição passou e somar agora é interessante.”



Participação no governo depende do PT
O advogado Daniel Rosa que é suplente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal e assessor dos vereadores petistas Marcílio Faria e Farley Quintino, diz que a participação dele no governo do prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT) ainda será decidida. Segundo ele, em reuniões recentes, a possibilidade do PT participar do governo municipal ficou em aberto.

“Existem algumas tratativas do PT com o Dr. Jeová, mas que ainda passam por um crivo do diretório e da executiva. São questões pontuais, políticas, que estão sendo estudadas internamente para o desenvolvimento de um plano para que a gente possa fazer ou não a união com o Executivo”, afirma. Ele explica que embora as conversas tenham ocorrido entre os vereadores do PT e o prefeito, será respeitada a hierarquia do partido. “O interesse hoje do PT é que as políticas públicas do governo federal possam realmente aparecer em Araxá, não podemos nos omitir neste momento. Hoje, o governo federal tem um leque muito grande dentro da mobilidade social, saúde, política pública da juventude, a questão social das drogas. E como pessoas intermediárias do governo federal, a gente sente o dever de criar esse caminho, independentemente de quem esteja no Executivo, não podemos cruzar os braços”, avalia.

De acordo com Daniel, essa composição não passa pelas eleições de 2014 e 2016. “O PT sempre teve e tem um projeto político independente, uma proposta de justiça social, equidade para a população, política pública diferenciada para os menos favorecidos e os ideais têm sido mantidos, em que pese em determinados momentos fazer uma conjuntura para poder governar. Hoje, o PT estabelece que não estamos pensando a priori nas eleições ainda, mas na possibilidade de contribuir para Araxá. E sentimos que o prefeito tem uma vontade, um desejo, que Araxá efetivamente melhore e, dentro das nossas forças, podemos proporcionar esse caminho.”

Ele afirma que o PT não está dividido em Araxá. “O PT está cada vez mais unido em Araxá, em qualquer família ou segmento existem divergências de opinião, mas o bem comum geral é obedecido”, diz. Ele esclarece que a decisão do ex-presidente Rogério Farah de deixar a presidência do PT local foi por razões pessoais. “Nós entendemos o companheiro como militantes e foi plantada essa situação, não sabemos quem, onde e nem porque. Essa união é que nos proporcionou ter 9 mil votos nessa chapa de vereadores, quando ninguém acreditava que faríamos um, por duzentos e poucos votos a terceira cadeira não foi do PT.”

Secretaria de Esporte e Juventude
Cachoeira diz que anunciou o Daniel como secretário porque participa das conversas políticas e o PT vai somar com o governo na Câmara. “Nós vamos dar para o PT uma secretaria. O Daniel assume uma assessoria da Secretaria de Esporte e Juventude e nós vamos ter reunião segunda-feira (29) para colocar em prática o calendário, das atividades que nós já fizemos e as que virão, o PT vai ter um papel importante, não só com tempo de televisão porque no futuro vamos estar juntos, mas como também o Welinton e Elismar Prado que são deputados federal e estadual atuantes, que vão fomentar não só a área de esportes, como a da saúde, da educação, e essa parceria já está acontecendo.”

Ele acrescenta que a administração municipal também precisa de uma forte bancada na Câmara. “Então, quando eu coloquei que já está acontecendo essa aliança, é real. A secretaria logo, logo, será ocupada pelo PT. Eu devo ficar na coordenação geral pela experiência que eu tenho e, como já estava trabalhando nessa área para construir a secretaria, juntamente com o Daniel e outros, os projetos serão distribuídos de acordo com a aptidão de cada um, no mínimo, duas atividades por mês”, afirma.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia