Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_banner
980x150
Proerd realiza a formatura de mais de 600 alunos
06/07/2011, às 09:12:16

   Mais de duas mil pessoas prestigiaram a formatura dos 698 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizada no Centro Cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Araxá, nesta terça-feira, 5. E, se comprometeram com um juramento no final da solenidade: “Eu, aluno do Proerd, prometo aos meus pais, à escola e à comunidade, ficar longe das drogas e da violência! Viva o Proerd!”.

   Na solenidade, uma criança representante de cada uma das cinco instituições de ensino contempladas neste semestre, recebeu uma bicicleta como prêmio pela elaboração de uma redação sobre o curso. A eleição da melhor redação foi realizada pela direção de cada escola. Também foi homenageada a professora Valéria Aparecida França. Ela foi a primeira professora, em 2003, a receber o Proerd na sala de aula, em Araxá.

   De acordo com o instrutor do Proerd na cidade, sargento Emerson Cláudio Souza, este é o oitavo ano consecutivo do programa em Araxá. Ao todo já passaram pelo Proerd na cidade mais de 13 mil alunos. “Ao contrário do que possa parecer, afinal é um militar dentro da sala de aula, a gente consegue manter uma interatividade muito grande. E, nós não levamos drogas para as salas de aulas, nós trabalhamos os conceitos e as vantagens do não uso de cigarro, álcool e outras drogas”, diz.

   O programa tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens. Ele é constituído por encontros semanais de 50 minutos ao longo de um semestre letivo. Nas aulas ministradas por policial militar fardado são repassadas noções de como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.

   Neste semestre, receberam o Proerd, as escolas estaduais Delfim Moreira e Pio XII, a Escola Municipal Dona Gabriela e os colégios São Domingos e Monteiro Lobato. No próximo semestre receberão o programa as escolas municipais Professora Auxiliadora Paiva, Manoela Lemos e Leonilda Montandom, além dos colégios Atena e Dom Bosco.

   Segundo o sargento em Araxá o Proerd conta com o apoio da Prefeitura Municipal, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

 

Proerd

   O Proerd é uma inciativa da Polícia Militar (PM) de Minas Gerais (MG), com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implantado em Los Angeles, no Estados Unidos, em 1983, e atualmente, está presente em mais de 58 países.

   O Proerd é desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino. Ao final do programa, é realizada uma solenidade de formatura, com as presenças dos pais, professores e representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.

   Pesquisas científicas feitas no mundo inteiro comprovaram a eficiência do Proerd ao constatarem as reduções da violência e do uso indevido de drogas entre os jovens. Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto - família, escola e Polícia Militar, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem nãos às drogas e à violência.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia