Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
pma
cabmm
Adolescente controla incêndio com treinamento do Corpo de Bombeiros
12/08/2013, às 16:51:19

 

As orientações aprendidas com o Corpo de Bombeiros ajudaram uma garota de apenas 15 anos a controlar um incêndio na casa de uma vizinha. Brenda Paula Nery Rodrigues é ex-integrante do programa Bombeiros na Escola  desenvolvido pelo 9º Batalhão de Bombeiros  em escolas públicas de Varginha e região, no Sul de Minas.

O incêndio aconteceu na noite da última quinta-feira(8). De acordo com testemunhas, o incêndio teria começado em uma panela com óleo e as chamas chegaram a atingir o teto da casa. Apesar do medo inicial, a menina conseguiu se lembrar do que havia aprendido durante as aulas sobre como agir  nessa situação. A primeira providência  foi usar um pano úmido para abafar as chamas e retirar a panela que queimava para fora da cozinha. Com uma mangueira de jardim, Brenda jogou água no teto até que as chamas fossem apagadas. A ação foi muito rápida e quando os bombeiros chegaram fizeram o rescaldo e orientaram a dona da casa.

Além da perspicácia da adolescente outro fato curioso é que o Soldado Phellipe, seu instrutor no Bombeiros na Escola,  foi um dos integrantes da equipe que atendeu a ocorrência. A menina que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São José conta que recebeu treinamentos de Primeiros Socorros e Prevenção e Combate a Incêndio, em maio deste ano. “Minha vizinha correu para pedir ajuda . Eu tive um pouco de medo mas fui ajudar e fiz o que me ensinaram no treinamento. Ainda bem que aprendi”, conta.

Para o comandante do 9º Batalhão Tenente–Coronel Ernande Brandão o investimento em programas como esse reforçam o investimento em prevenção  feito pelo Corpo de Bombeiros. “ Quando vemos casos como esse temos a certeza de que a educação e a transmissão de conhecimentos são ferramentas importantes para  que o Corpo de Bombeiros cumpra a sua missão e tenha a população como parceira”, avalia.

Responsabilidade Social - O Programa Bombeiros na Escola é destinado a alunos do último ano do Ensino Fundamental e é desenvolvido em parceria com a Superintendência Regional de Ensino.  No primeiro semestre deste ano foram atendidas 12 escolas da rede municipal e, para o segundo semestre,  o mesmo número de escolas da rede estadual devem ser integradas ao programa.  A expectativa do 9º Batalhão é  a formação de 960 alunos até o final do ano.

Por meio de palestras ministradas na escola, o programa aborda temas como primeiros socorros em paradas e obstruções  respiratórias e cardiorrespiratórias, métodos de identificação de incêndios e extintores adequados para casa tipo. Os conhecimentos permitem que os alunos prestem a primeira resposta em emergências até a chegada do Corpo de Bombeiros.

A cidade de Varginha, sede do 9º Batalhão de Bombeiros, foi a precursora do programa no Sul de Minas. Em outubro de 2012, a iniciativa recebeu o prêmio Assis Chateaubriand, no Fórum Regional de Responsabilidade Social, classificada entre os  projetos de maior relevância social regional.

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia