Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Palco Giratório em Araxá
13/08/2013, às 07:34:02

 

Araxá receberá no mês de agosto, atividades do Palco Giratório, projeto do Departamento Nacional do Sesc, de circulação de espetáculos, oficinas e debates por todo o país. O Grupo Z, de Vitória/ES, participará, em 13 de agosto, às 19h30, do Pensamento Giratório Um intérprete híbrido, no Sesc Araxá. No dia 14/08, às 20h, a companhia apresenta o espetáculo Insone, no Teatro Municipal.

Neste ano, o projeto Palco Giratório apresenta em todo o país, 21 espetáculos, de 18 grupos vindos de 12 estados brasileiros. Além de Araxá, as ações do projeto chegarão às cidades de Sete Lagoas, Juiz de Fora, Almenara e Poços de Caldas, no período de 8 de agosto a 28 de setembro. Belo Horizonte recebe, de 5 a 24 de agosto, o Festival Palco Giratório com todas as atividades do circuito.


Pensamento Giratório – Um intérprete híbrido

13 de agosto, terça-feira – Sesc Araxá
Grupo Z | Vitória (ES)
Mediação: Ana Claudia Silva Fernandes
Vagas: 50 pessoas
Horário: 19h30
Carga horária: 2 horas
Endereço: Rua Dr. Edmar Cunha, 150, Bairro Santa Terezinha – Araxá/MG
Entrada gratuita - sujeito a lotação

Conteúdo - A partir da experiência do espetáculo Insone – e da trajetória do Grupo Z em trabalhos que entrelaçam dança e teatro – propomos a discussão sobre o intérprete e sua relação com a (in)definição de gênero do trabalho criado. O termo interprete foi escolhido em detrimento da palavra ator, pelo fato de estar no âmbito do teatro ocidental, separada do bailarino, outro termo restritivo. Intérprete, portanto, é aqui usado no sentido daquele que, independentemente dos cânones do teatro ou da dança, tem a função de estar em cena.

Grupo Z - O Grupo Z de Teatro foi criado em 1996, por artistas que acreditam no teatro de grupo como caminho para a realização de um trabalho contínuo, que privilegie, além da montagem de espetáculos, a pesquisa de linguagem que, a um só tempo, seja fruto do fazer coletivo e engendre sua identidade. Dentro dessa proposta, três linhas têm marcado a trajetória do grupo: o trabalho em espaços diversos; o corpo como ponto de partida para a criação; e o desenvolvimento de dramaturgia própria.

 

Espetáculo – Insone

14 de agosto, quarta-feira – Teatro Municipal de Araxá
Grupo Z | Vitória (ES)
Gênero: Dança
Classificação etária: 12 anos
Horário: 20h
Duração: 40 min
Endereço: Avenida Antônio Carlos, s/nº, Centro – Araxá/MG
Entrada gratuita com a retirada de ingressos 1h antes.

Sinopse - Produzir, consumir, entreter-se, divertir-se, conectar-se, informar-se, ser feliz. Tudo isso se tornou uma obrigação que é preciso cumprir em profusão e com pressa. Nessa lógica do acúmulo e da rapidez, qual o lugar do sono de todos os dias, que não está ligado ao consumo e à produção, que é antagônico à velocidade? De que forma ocupa-se tempo dedicado ao descanso, com corpos que, muitas vezes, mantêm o ritmo frenético mesmo quando chega a hora de parar? Insone não tem uma narrativa linear – debruça-se sobre os estados de sono e vigília, os sonhos, pesadelos e a insônia, mostrando o homem contemporâneo entre a sua necessidade de repouso e as exigências de um mundo cada vez mais veloz, vertiginoso.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia