Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Hospital Veterinário atende lagarto com três caudas
21/08/2013, às 19:02:49

 

Um dos maiores lagartos brasileiros foi atendido no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU). Trata-se de um teiú, um lagarto comum no cerrado, que deu entrada no ambulatório médico no último dia 19. O animal foi recolhido por funcionários de uma empresa de distribuição de água, no Bairro Olinda em Uberaba, próximo ao aeroporto. O animal, adulto, 75cm de tamanho, dois kg, sem sexo definido, estava com duas feridas na cauda e fraturas nas vértebras lombares e costelas. O que mais chamou a atenção foi a presença de duas pequenas caudas na extremidade da cauda principal. Na radiografia observou-se até osso e outros tecidos nas novas caudas.

O professor de Medicina Veterinária da Uniube, Cláudio Yudi, explica que os lagartos apresentam a autotomia, isto é, quando o animal é agredido na cauda por predadores, inclusive o homem, essa parte se destaca do corpo confundindo o predador, enquanto o lagarto foge. Pode haver regeneração da cauda ou não após um período de tempo.

No caso do teiú atendido, possivelmente houve agressão na cauda, mas não a sua  liberação. Mesmo assim o organismo entendeu que era preciso regenerar, não uma, mas duas vezes. O aparecimento de novas caudas é um fato raro na natureza ou em cativeiro. Há poucos relatos científicos no mundo sobre esse acontecimento. Não há necessidade de retirar as novas caudas, porque não atrapalham as atividades normais do animal. O teiú ficará ainda no Hospital Veterinário para tratamento das feridas e posteriormente será liberado à natureza pela Polícia Ambiental.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia