Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Acordo põe fim à greve dos professores municipais
26/08/2013, às 13:19:34

 

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de lei 144/2013 do Executivo que dispõe sobre a alteração dos vencimentos dos professores, adjuntos, supervisores pedagógicos e psicopedagogos da rede municipal de ensino e instituiu o Programa de Incentivo à Excelência da Educação Básica, na manhã desta segunda-feira, 26, em reunião extraordinária. Após a aprovação do projeto discutido no decorrer da última semana e até pouco antes da reunião, com duas emendas propostas pelo líder do governo municipal na Câmara, vereador Carlos Alberto Ferreira (professor Cachoeira/PDT), os manifestantes que lotaram o plenário aprovaram o fim da greve deflagrada desde segunda-feira, 19.

O projeto original e as modificações foram discutidos por uma comissão formada por vereadores e representantes da classe desde a tarde de quarta-feira, 20. Na noite de sexta-feira, 23,na Escola Municipal Dona Gabriela, essa comissão reuniu-se com o prefeito Jeová Moreira da Costa, quando acordaram a votação do projeto. Mesmo assim, a reunião extraordinária foi interrompida por dez minutos para que as emendas ao projeto original fossem redigidas, após um consenso entre os representantes dos professores, da Câmara e do Executivo. Originalmente, o projeto propunha um vencimento inicial do quadro de remuneração para todos os profissionais de R$ 1.175 para uma jornada de 27 horas semanais, sendo 1/3 (nove horas) exercido fora de sala de aula. Uma das emendas estabeleceu o piso de R$ 1.068 para os professores adjuntos, porque não estão submetidos à exigência de diploma superior.

A outra emenda estabelece que o Poder Executivo, havendo possibilidade, em trinta dias deve enviar proposta à Câmara Municipal contemplando os demais servidores da educação que pertencem ao corpo técnico (secretárias, vigias, auxiliares de serviços, porteiros etc.). A terceira emenda estabelece que atividades extraclasses poderão ser realizadas para repor a carga horária no calendário escolar que não foi cumprida no período de greve. Cachoeira explica que uma proposta é a de abonar as faltas dos professores que levarem os alunos para participarem da 3ª Corrida Internacional São Domingos de Araxá que acontece neste domingo, 1º.

>> Leia mais na edição impressa do Clarim que circula nesta sexta-feira, 30.


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia