Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Prefeitura busca programa federal de amparo ao deficiente
23/10/2013, às 10:18:41

 

A administração municipal estuda a possibilidade de implantação em Araxá de um programa federal de amparo ao deficiente. Para isso, está sendo realizado um trabalho conjunto entre as secretarias de Desenvolvimento Humano, Saúde e Educação. A pedra fundamental do Viver Sem Limites foi lançada no início desta semana, durante a visita do coordenador do projeto, Ronaldo Peres do Amaral.

A ideia do projeto é envolver União, Estado e municípios no sentido de implementarem ações práticas voltadas para as pessoas com necessidades especiais. O programa é baseado em quatro eixos principais: educação, acessibilidade, inclusão social e saúde. Dentro dessas temáticas, são realizados projetos de melhoria das condições de vida do deficiente.

Segundo Ronaldo, o programa criado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos é realizado em nível federal, com o envolvimento de quinze ministérios. Ele acrescenta que é o resultado da junção de outros programas de inserção da pessoa deficiente. Ele explica que o objetivo é prover benefícios de prestação continuada ao excepcional de 0 a 18 anos, além de cobrar adequações arquitetônicas e desenvolver a acessibilidade pedagógica para os deficientes, criar centros de reabilitação, além de outros benefícios.

O Viver Sem Limites também dispõe de uma parceria com o Banco do Brasil para oferecer linhas de financiamento a juros de meio por cento ao mês para a compra de cadeiras de roda até veículos adaptados. No total, a linha contempla cerca de 1.200 itens voltados para quem tem limitação física e outras deficiências. “É uma ação conjunta entre o Estado e as prefeituras locais no sentido de melhorar as condições de vida dessas pessoas”, ressalta Ronaldo.

O governo acabou de assinar um convênio entre Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social e os municípios mineiros para a capacitação de profissionais da área de educação e assistência social visando a formação de gestores do projeto nas cidades. Eles são incumbidos de direcionar trabalhos específicos para cada tipo de necessidade. “A notícia melhor é que Araxá já está inserida neste contexto e a meta é de que todos os alunos da rede pública sejam contemplados pelo programa”, afirma o secretário de Desenvolvimento Humano, José Domingos Vaz. Ele destaca a realização do estudo para a viabilização do projeto na cidade.

Segundo ele, a princípio serão treinados profissionais das secretarias de Desenvolvimento Humano, Saúde e Educação. José Domingos informa que no mais tardar na próxima semana a prefeitura dará uma posição definitiva sobre como o projeto será implantado na cidade.

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia