Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Semana Nacional das Bibliotecas
25/10/2013, às 21:52:33

 

A Biblioteca Pública de Araxá realiza uma série de eventos dentro da Semana Nacional das Bibliotecas, lançada na quarta-feira, 23. O evento visa mobilizar instituições do país todo com ações de incentivo à leitura e reconhecimento das bibliotecas enquanto organizações de desenvolvimento social.

O prefeito Jeová Moreira da Costa esteve na solenidade de abertura, que também contou com a presença de representantes de classe, professores e alunos. Neste ano, a realização do evento comemora o centenário de Vinicius de Moraes e Rubem Braga. A biblioteca municipal promove uma série de eventos dedicados aos artistas, como apresentações teatrais e a leitura pública de Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato. As quatro apresentações acontecem nestes dias 24 e 25, sendo que a ação também faz parte do projeto “Ler é uma Viagem”, patrocinado pela CBMM.

Durante a semana ainda acontecem sessões com contação de histórias, um dia dedicado unicamente aos escritores araxenses e a premiação de um concurso fotográfico dentro da temática do ano. O concurso foi direcionado para alunos do ensino fundamental da rede pública de Araxá. A diretora da biblioteca, Fátima Borges, destaca que a ação é mais um incentivo ao desenvolvimento sociocultural de Araxá, no sentido de promover a cidadania através da leitura.

Na ocasião, também foram premiados estudantes do ensino fundamental que lideram o ranking de leituras na biblioteca e cada um recebeu um livro de presente doado por uma livraria de Araxá. No topo da lista de maiores leitores está Cauã Henrique dos Santos, 6 anos, com a marca de 42 livros lidos durante o ano. Em segundo lugar, Tifany Eduarda Pereira, 10 anos, com 35 livros lidos até agora e, em terceiro lugar, Ariele Victoria Caixeta, 11 anos, que em 2013 já leu 20 livros. Ariele foi premiada com um livro do herói grego Percy Jackson, seu favorito. Ela fala da sensação ao ler um livro: “Parece que eu estou dentro da história, é como se eu fosse uma personagem”, diz.

O prefeito Jeová destacou o trabalho da administração municipal no sentido de promover a leitura em Araxá. "Nós estamos incentivando a abertura de novas bibliotecas na cidade, já temos essa do Centro, outra completa no setor Norte e estamos desenhando a abertura da nova biblioteca no setor Oeste", afirmou.

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia