Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
pma
cabmm
“O Homem do Travesseiro” no Encontro de Artes Cênicas
30/10/2013, às 08:05:43

 

Nesta quarta-feira, 30 de outubro, o 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas traz a Minas Gerais o espetáculo O homem travesseiro, da Cia. Teatro Esplendor, do Rio de Janeiro. Considerado o melhor de 2012 em cartaz pela Revista Veja, além de indicações ao Prêmio Shell e vencedor de três Prêmios APTR, a montagem será apresentada às 20h, no Teatro Sesi Araxá. A peça - que conta no elenco com os atores Tonico Pereira, Bruce Gomlevsky, Ricardo Blat, Miguel Thiré e Glauce Guima - narra, com suspense e agilidade, os últimos momentos de vida de Katurian, um escritor que vive num país fictício, governado por um regime ditatorial e autoritário. Katurian é preso e interrogado por dois perigosos detetives, devido ao conteúdo intrigante e avassalador de seus contos e a semelhança deles com uma série de bizarros assassinatos de crianças. A Cia Teatro Esplendor, criada em 2010, leva à cena textos teatrais de reconhecida qualidade artística e uma linguagem centrada no trabalho dos atores.

Às 17h, o Grupo de Dança Primeiro Ato apresenta, na Praça do Teatro Municipal, o espetáculo Pequenos atos de rua. Em espaços públicos da cidade e inspirados em contos e no realismo fantástico, o cotidiano é a matéria-prima para quadros que se movem e transformam o cenário urbano em ambientes de sonho e múltiplas possibilidades. O trabalho dos bailarinos busca aproximar o público na identificação e na transcendência dos movimentos. O Grupo de Dança Primeiro Ato realiza trabalhos em dança contemporânea, diversos e singulares. Desde o seu início, em 1982, tem por objetivo investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos expressivos, com apuro cênico, rigor técnico e forte apelo emocional.

O Ponto de Encontro do Festival, realizado na Fundação Cultural Calmon Barreto, recebe, às 20h, o Corpo de Baile Sesi Araxá com a montagem do clássico “O Pedro e o Lobo”, história infantil contada através da música. Composta em 1936 por Sergei Prokofiev, tem o objetivo de mostrar às crianças as sonoridades de diversos instrumentos. A trama apresenta um menino que desobedece ao avô e foge para a floresta na companhia de um pato, um gato e um passarinho. Lá, encontra um feroz lobo e tem de usar a inteligência para salvar os amigos. Às 21h, a banda Tarcísio Moura Blues e Afins apresenta repertório de blues e rock clássico, tendo se apresentado em diversos estabelecimentos da cidade, rendendo elogios do público.

Sob o tema “Arte que transforma o mundo, mundo que transforma a arte”, até o dia 1º de novembro, o Encontro Sesi de Artes Cênicas apresenta variadas atrações, entre espetáculos de palco e rua, oficinas, intervenções e shows. O público poderá conferir a programação no Teatro Sesi Araxá, na Fundação Cultural Calmon Barreto e na Praça do Teatro Municipal. Todas as apresentações são gratuitas. O evento é uma realização do Sistema Fiemg por meio do Sesi MG, com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Localiza e TV Integração, com produção da Cuia Cultural.

Para o curador Juarez Guimarães Dias, o 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas possibilitará, ao público de Araxá e região, conhecer importantes espetáculos do cenário artístico brasileiro. “Com o Festival, trazemos ao interior mineiro relevantes peças que geralmente se apresentam em capitais de todo o Brasil. Essa descentralização da cultura reforça o aspecto transformador que tematiza esta edição, além disso, espetáculos locais ganham força e espaço na cena teatral", destaca.

Formação de público - Há 23 anos ininterruptos em cena, o Encontro de Artes Cênicas reafirma o Sesi como promotor de cultura e formador de público. Desse modo, também se investe em acessibilidade ao cenário artístico nacional. “Temos o compromisso de levar a cultura, em todas as suas formas, para a sociedade. Em parceria com a CBMM, que participa do projeto desde o início, a indústria possibilita – não apenas aos industriários e suas famílias, mas a toda a comunidade da região – a oportunidade de viver e respirar as expressões culturais de forma integral”, destaca o gerente de Cultura do Sesi MG, Thiago Maia, ao ressaltar, ainda, a importância do evento como espaço catalisador de novos talentos. “O 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas apresenta grupos e artistas que participaram de outras edições como espectadores e, hoje, voltam como expoentes artísticos. Isso revela os efeitos gerados, a partir da iniciativa, na comunidade”, completa.

À sociedade araxaense, o Encontro Sesi de Artes Cênicas tem proporcionado, há mais de duas décadas, a experiência de fruição e produção de obras artísticas cênicas (teatro, dança, circo e música) que exercem influência sobre modos de perceber e compreender a sua realidade. Ao mesmo tempo, potencializa o desenvolvimento artístico da cidade, oferecendo a seus agentes culturais a oportunidade de contato com o que se tem produzido nos grandes centros urbanos. Além disso, o Encontro afirma a convicção de “Mens sana in corpore sano”, ou “Uma mente sã num corpo são”, pois estimula melhor qualidade de vida e de trabalho dos funcionários e colaboradores da indústria, do Sistema FIEMG/ SESI/ SENAI e dos habitantes de Araxá e região.

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia