Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
pma
cabmm
Golpes da vitória
21/12/2013, às 08:28:13

Creio ser fundamental contar os golpes da vitória, especialmente em um ano tão conturbado como este, que pra mim em Araxá já começou atrasado. Foi um ano intenso, difícil, mas muito produtivo e enriquecedor e espero que se tivermos alguns mais como este estaremos superfelizes.

Nossa missão a Europa este ano nos engrandeceu com novos amigos, novos desafios, novas relações e fechou com a Missão a China, onde desmistificou-se o tigre asiático como um bicho papão de trabalho escravo, dando lugar a uma potência mundial que cuida bem do seu futuro.

Voltamos com todo gás, onde iniciamos a Cardioversão na Gestão de Araxá. Nesse processo, recebemos em Araxá os papas do Direito Administrativo, do Planejamento Estratégico, da Gestão Orçamentária e da moderna Gestão Pública. Num evento brilhante, lançamos as bases da UFTM em Araxá. Treinamos mais de 300 servidores, remanejamos as áreas, mudamos e aperfeiçoamos processos. Executamos mais de 70% do orçamento previsto. Licitamos mais de 69% do planejado. Ganhamos ações eleitorais e inauguramos um novo relacionamento com o Ministério Público. Implantamos novos procedimentos, onde demos uma dinâmica aos empreendedores, facilitando e desburocratizando seu trabalho e ainda fazendo justiça fiscal. Já no primeiro mês, aumentamos em mais de R$ 300 mil a arrecadação do ISSQN.

A gestão colegiada do orçamento através da JEOF - Junta de Execução Orçamentária e Fiscal garantiu a adequada gestão compartilhada e o excesso de suplementações e desvios na execução do orçamento, demonstrando a força de uma administração orientada ao planejamento e orçamento.

Centralizamos os cadastros econômicos do município. Treinamos e capacitamos os auditores fiscais, os contadores, os tesoureiros, os pregoeiros, os técnicos, as secretárias, as telefonistas, os atendentes de balcão. Chamamos mais de 80% dos concursados aprovados. Eliminamos benefícios e privilégios, os supersalários, os quinquênios de contratados. Iniciamos os trabalhos da CIPA e a contratação do Assistente Social do Servidor e do Técnico de Segurança do Servidor. Reduzimos custos operacionais com impressões desnecessárias, combustíveis, aluguéis, energia e água. Implantamos o sistema de custo e hoje todas as secretarias sabem o que gastam. Implantamos o Sistema de Registro de preços, dando celeridade às licitações e compras e um melhor planejamento dos suprimentos.

Implantamos o protocolo centralizado, acabando com todas as discrepâncias, conflitos internos e documentos desaparecidos e garantindo o profissionalismo nas relações.

Implantamos o diálogo entre as secretarias na gestão de seus fundos, na gestão compartilhada e nos aproximamos dos Conselhos Municipais, aprovando um orçamento, plano plurianual e diretrizes orçamentárias com absoluta participação democrática.

Criamos o Programa Municipal de Parcerias Público Privadas, o programa de produtividade da educação, da fiscalização. Implantamos o piso municipal da Educação, sendo o primeiro do Estado a fazer isso. Realinhamos os servidores da Administração com remuneração de acordo com os méritos.

Criamos um consórcio intermunicipal multifinalitário que trará benefícios a toda região do Planalto de Araxá e servirá de exemplo a muitas outras. Centralizando compras e, fazendo gestão compartilhada de recursos humanos e financeiros.

Concluímos os projetos arquitetônicos e o plano de trabalho da restauração do Hotel Colombo, os projetos do Distrito Industrial da Citat, iniciando as obras da Sede da Cidade Tecnológica para implantação dos cursos técnicos. Iniciamos o intercâmbio com a China e já em fevereiro de 2014 chegarão os professores chineses. O Instituto Cervantes e a comunidade europeia formalizados no Instituto Colombo. Fizemos a entrada da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP no projeto e a grande participação no processo.

Fizemos a importação do Cinema 9D que inaugura uma nova forma de comunicação e informação educativa. Palestramos em diversos eventos, congressos e palestras sobre a experiência de nossa cidade. Ajudamos o Senado Federal a concluir o marco regulatório das terras raras com participação ativa da Administração, com direito a discurso no Senado pelo nosso prefeito.

Criamos o Diário Oficial do Município de Araxá, trazendo a transparência e a redução de custos para dentro de casa. As comissões de avaliação, o reenquadramento de servidores, a gestão dos convênios online, o holerith online, o banco de dados de legislação municipal, a integração de atos oficiais.

Enfim, são tantas as realizações que de tanto que desejamos parece não termos feito nada. Nos resta erguer os olhos adiante e nos orgulhar de nosso trabalho executado, mesmo com tanta pressão externa, perseguição, boicotes entre outros.

Contemos os golpes da vitória, nos parabenizemos uns aos outros. Pois se conseguimos fazer o que fizemos nestas condições, faremos qualquer coisa em qualquer lugar.

Parabéns à Secretaria de Assuntos Jurídicos que silenciosamente garante a legalidade de nossa Gestão e a segurança de nosso dia a dia.

Parabéns à Secretaria de Planejamento e Gestão que tão bem me acolheu e que nos permitiu este maravilhoso resultado.

Parabéns a toda Equipe do Dr. Jeová, ao mesmo e a cada um de Nós... Sucesso em 2014, pois continuaremos aqui trabalhando para o povo desta cidade.


Alex Ribeiro Gomes é secretário municipal de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Araxá.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia