Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Aluna do Atena passa em Medicina nos Estados Unidos
24/01/2014, às 08:40:22

 

A aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Atena, Gabriela Alvim de Paula, 18 anos, natural de Araxá, filha de Eliana Alvim de Paula e Christian Veloso de Paula, conta como foi possível realizar o sonho de morar e estudar nos EUA. Ela seguiu para Manhattan, Nova Iorque, no sábado, 18, onde vai residir para cursar Medicina no New York Institute of Technology.   

“Me sinto feliz e, ao mesmo tempo, triste de estar deixando a família e os amigos. Mas muito satisfeita, porque sinto que no fundo é o que eu sempre quis de verdade. Eu sempre sonhei em ir para lá, todo mundo sabe e me falava que nasci no país errado”, diz Gabriela. Ela conta que foi para os EUA em 2012, onde ficou durante um mês fazendo um curso de inglês nas férias, tendo retornado para o Brasil ainda mais encantada pelos EUA. “Eu tenho facilidade com o inglês e me apaixonei pela cultura e a língua de lá, com a beleza do país”, ressalta. Então, ela conta que desde o início de 2013 começou a procurar as faculdades onde poderia “aplicar” para estudar fora.

Segundo ela, durante o 3º ano ficou em dúvida sobre qual curso fazer, mas acabou decidindo pela Medicina depois que a mãe adoeceu e cuidou dela. Ela explica que “aplicar” é fazer o vestibular para a faculdade do exterior. “Eu fiz as provas do vestibular de lá na Escola Americana de Belo Horizonte, onde também fiz a prova de inglês no CCAA que avalia a fluência na língua. Eles também olham o histórico escolar, se a gente toca algum instrumento, dança, qualquer atividade extracurricular é levada em conta. Isso tudo chama-se aplicação, então, eles analisam e aceitam os potenciais alunos”, esclarece. Gabriela diz que optou pela New York Institute of Technology porque nos EUA as melhores instituições de ensino são privadas. “As públicas, mesmo sendo pagas, não têm o mesmo conceito e então apliquei para uma particular. Troquei muitos emails com a faculdade, eles dão total assistência na internet, nos sites que auxiliam nas provas”, afirma. No Brasil, Gabriela passou no vestibular de Administração na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  

Ela diz que recebeu total apoio dos pais. “Eles também sabem que lá é um país excepcional e quanto é mais seguro do que aqui em muitos aspectos e estão muito felizes por mim, porque é um curso difícil, exige muita dedicação”, afirma. Ela estudou no Atena desde a 8ª série. “Eu acho que foi essencial ter ido para o Atena, os professores de lá escreveram cartas de recomendação o que é exigido pela faculdade, porque estavam lá desde a 8ª série, vendo o quanto eu estudava e me dedicava. O ensino lá também é ótimo e me deu uma base muito boa para os vestibulares daqui e também o de lá. Na Matemática, eu tive uma base muito forte.” Ela acrescenta que foi aluna da Cultura Inglesa de Araxá desde os 11 anos e o inglês também foi fundamental. “Foram nove anos de curso, o que me deu uma base muito boa, porque nesse vestibular eu tive que escrever uma redação e foi essencial o que aprendi, a gramática e tudo mais, porque as provas são em inglês.”


Despedida - Durante o trote, Gabriela e os amigos arrecadaram cerca de R$ 500, gastos no Sushi Uai na véspera do seu embarque, na noite de sexta-feira, 17. Na ocasião, uma das amigas, Julia Alves dos Anjos, disse que acredita ter influenciado a amiga na escolha da Medicina. “Eu sempre soube que ela sonhava com os EUA, é impressionante, mas estava em dúvida em relação ao curso. Eu já queria Medicina e ela foi criando esse gosto também, não estamos nem acreditando que está indo, assim tão cedo.”

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia