Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
pma
cabmm
Curso sobre prevenção ao uso de drogas para educadores
05/02/2014, às 07:26:04

O curso “Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas: inovações e conteúdo programático voltado para ações efetivas nas instituições de ensino” está sendo oferecido gratuitamente pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na modalidade a distância.

O curso conta com várias inovações e programação repleta de conteúdo, sendo direcionado para ações efetivas nas instituições de ensino. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 14, no site www.cead.ufjf.br. Ao todo, são 10 mil vagas para educadores de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Também podem concorrer profissionais das áreas de segurança pública, de saúde e de assistência social que desenvolvam atividades em escolas públicas. O curso conta com recursos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

Entre as inovações, destacam-se as realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Moodle). Por exemplo, foi criado o Espaço Nossa Sala que permitirá a interação virtual entre os alunos de diferentes cidades visando a construção coletiva do projeto e a implantação das ações preventivas. Ainda está sendo estudada a possibilidade de utilização de serviço de telefonia no sistema Voip: uma ferramenta a mais na hora de esclarecer dúvidas.

O conteúdo programático foi dividido em duas etapas. A primeira, de cunho teórico-metodológico objetiva o desenvolvimento de conteúdos destinados à fundamentação do projeto de prevenção do uso de drogas para a escola, o que constitui a meta principal dessa etapa do curso. A segunda parte do curso tem como objetivo o acompanhamento do educador cursista na implementação do projeto de prevenção na escola. Nesse período, o cursista participa de atividades interativas de supervisão, sendo estimulado a compartilhar sua experiência com os colegas de curso e demais educadores da sua escola. Ele é orientado para o desenvolvimento de três ações relacionadas ao processo de implementação do projeto elaborado durante o curso: revisão, socialização e implementações de ações de promoção da saúde com ênfase na prevenção do uso de drogas na escola. Na perspectiva das redes sociais, o educador é estimulado à divulgação do projeto da escola no contexto mais amplo de sua comunidade, participando das ações integradas da Rede de Escolas no município, na região e no estado.

O curso é desenvolvido em nível de extensão, com carga de 180 horas.  As vagas serão preenchidas obedecendo dois critérios de seleção: grupos de no mínimo três e de no máximo dez educadores-cursistas por escola e ordem de inscrição. O início está previsto para o primeiro semestre de 2014.

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia