Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Promotor visita instalações do Frigorífico Municipal a convite do Prefeito
12/02/2014, às 08:37:30

 

O Prefeito de Araxá, doutor Jeová Moreira da Costa visitou, nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, as instalações onde funcionará o futuro Frigorífico Municipal. A visita foi técnica, quando o prefeito pode mostrar ao promotor Marcus Paulo, a atual situação do local.

Investimentos estão sendo feitos pelo município para que o frigorífico volte a funcionar, beneficiando Araxá e cidades da região, com o abate de bovinos e suínos. Além do prefeito, acompanharam o promotor, o secretário de Desenvolvimento Rural, Wander Prugger, assessores e pessoas que já trabalharam no local, quando ainda funcionava.

Na realidade o prefeito Doutor Jeová fez questão de mostrar a situação ao promotor, para que conhecesse as instalações e as modificações que estão sendo feitas no local, modernizando, para que haja a liberação de funcionamento. Marcus Paulo percorreu todo o prédio e deixou claro que para tomar as decisões o MP se baseia em laudos técnicos. "Precisamos ter em mãos os laudos sobre a qualidade da carne que será colocada no mercado e também sobre a destinação dos detritos do processo, objetivando não causar impactos no meio ambiente", destacou.

O prefeito Doutor Jeová se mostrou muito otimista, explicando que está realizando todos os procedimentos necessários para que o frigorífico possa voltar a funcionar o mais rápido possível.

Assessoria de Comunicação da PMA


Secretário de Agricultura anuncia regionalização dos frigoríficos de Minas

O Governo de Minas vai desenvolver um projeto de regionalização dos frigoríficos, informou nesta terça-feira (11) o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Zé Silva, ao participar de uma reunião, em Belo Horizonte, com coordenadores regionais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).  

“Trata-se de um passo decisivo para a inserção dos pequenos criadores de animais no mercado, com o apoio do poder público. O projeto, segundo Silva, faz parte da agenda para o desenvolvimento do agronegócio mineiro até 2030 anos e terá por base o estímulo aos empreendedores para a criação de indústrias frigoríficas nos municípios com o suporte da qualidade dos serviços do Instituto.”       

De acordo com o secretário, o Estado irá viabilizar o projeto dos abatedouros regionalizados. Ele explicou que há casos em que o município consegue a verba para a construção das unidades, mas tem dificuldades em desenvolver o projeto. “Já reunimos com a presidência da Associação dos Frigoríficos de Minas Gerais e Espírito Santo (Afrig) e acertamos que a associação irá nos auxiliar com a equipe técnica para elaboração dos projetos”, disse.

Parceria para sanidade - Na pauta da reunião foram incluídos os planos de execução em Minas do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade (Suasa), que conta com repasses de R$ 8,9 milhões para execução neste ano em Minas Gerais.     

Os recursos serão investidos em novos equipamentos, capacitação e aquisição de materiais utilizados nos sistemas de inspeção do IMA. Serão aplicados na área vegetal e animal, inclusive nas campanhas de vacinação, vazios sanitários e controle de doenças como a aftosa, brucelose, entre outras.  

Zé Silva explicou que a parceria com o Ministério da Agricultura já possibilitou a liberação, nos últimos quatro anos, de recursos da ordem de R$ 34 milhões para o trabalho do IMA na defesa animal e vegetal. 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia