Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Bosco quer incluir Araxá no Ver Minas
27/02/2014, às 07:16:22

 

O deputado estadual Bosco esteve em audiência com o Secretário Estadual de Saúde, deputado federal Alexandre Silveira, no último dia 25, para reiterar a indicação feita por ele em 2013 de inclusão de Araxá e região no programa Ver Minas do governo do Estado. O objetivo do programa é realizar consultas, exames e cirurgias oftalmológicas para diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares em pessoas acima de 50 anos.

De acordo com Bosco, serão investidos no programa cerca de R$ 24 milhões por ano. Ele explica que o atendimento é realizado em duas carretas, uma equipada com consultório oftalmológico e sala para exames e a outra com uma sala cirúrgica. O deputado acrescenta que as carretas vão percorrer o Estado para levar assistência à população. Segundo ele, as unidades têm capacidade para realizar por dia cerca de 800 consultas, 3,2 mil exames e 250 cirurgias e contam com médicos oftalmologistas especialistas.

Bosco esclarece que para ter acesso ao atendimento o cidadão deve ter mais de 50 anos, apresentar o Cartão Nacional de Saúde e um documento de identidade e passar pela triagem para realizar a consulta e os exames preliminares. Ele explica que caso seja identificada a necessidade de cirurgia, o paciente é encaminhado no mesmo dia para realizar o procedimento e, no final, recebe uma bolsa contendo um óculos para proteção, o medicamento necessário (colírio), receita e orientações quanto aos cuidados a serem adotados. Bosco acrescenta que antes do paciente ser liberado, são agendados os retornos pós-operatório, o primeiro em 48 horas e o próximo para 30 dias.
    
Com a iniciativa, o governo de Minas busca diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares na população mineira que está dentro da faixa etária priorizada pelo programa. A doença é considerada como a maior causa de cegueira curável no mundo e está relacionada a cerca de 48% dos casos de perda de visão. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), em Minas mais de 4 milhões de pessoas estão com idade acima de 50 anos, a faixa etária considerada de risco para o início da doença.

 

Bosco consegue a liberação de mais duas turmas de Normal

Para atender uma importante demanda de Araxá e região na área da educação, o deputado estadual Bosco empenhou-se junto à Secretaria de Estado de Educação para conseguir liberar mais duas turmas do curso Normal Pós-Médio oferecido pela Escola Estadual Dom José Gaspar. O curso está voltado para a capacitação de professores que irão atuar na educação infantil, com foco na região.

A necessidade de aumentar as vagas foi apresentada pela direção da escola, professores e alunos em reunião com o parlamentar. “A área de educação carece de profissionais cada vez mais capacitados e preocupados em atuar nesta fase tão importante da educação básica. O curso oferecido é essencial na preparação daqueles que irão formar as novas gerações. Um bom professor exerce uma influência decisiva sobre o desempenho dos alunos”, afirma Bosco.

A diretora Maria Cristina Cunha informa que com essa liberação a escola está com três turmas de primeiro período, num total de 140 alunas matriculadas. “Elas estão estudando com alegria, entusiasmo e grandes expectativas de sucesso. Agradecemos o apoio do nosso amigo deputado Bosco e a confiança da nossa secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia de Almeida Gazola, que autorizou um aumento de turmas para atender o grande número de alunas interessadas. Mantemos nosso compromisso de desempenhar com qualidade nossa função e formar professores competentes e felizes”, destaca Maria Cristina.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia