Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Copasa informa sobre a qualidade da água em Araxá
27/02/2014, às 07:26:01

 

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informa à população em geral que mantém uma equipe 24 horas para monitorar o processo de tratamento da água fornecida à população araxaense, com a realização de testes em seu laboratório.

“No banho, no preparo das refeições, na limpeza da casa, na higiene pessoal... Presente em praticamente todas as atividades do nosso dia-a-dia, a água passa por um longo processo de tratamento, antes de chegar às torneiras”, destaca. O monitoramento começa na captação feita nos córregos e vai até as etapas de tratamento nas Estações de Tratamento de Água (ETA), além das constantes análises de qualidade que garantem a potabilidade da água de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Responsável pelo abastecimento de Araxá há 41 anos, a Copasa mantém equipes que trabalham 24 horas para garantir o abastecimento a 34 mil imóveis. Na cidade, a captação é feita nos córregos Feio e Areia. A água bruta é encaminhada à ETA de Araxá Certificada com ISO. Na unidade, a água passa pelos processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção de pH e fluoretação.

A qualidade da água que sai da estação de tratamento é constantemente analisada em um moderno laboratório da empresa na cidade, onde são feitas análises físicas, químicas e bacteriológicas. “Todas essas análises garantem a ausência de substâncias que possam ser prejudiciais à saúde humana”, afirma o técnico químico da Copasa, Lázaro Oliveira. Ele conta que a cada duas horas são coletadas amostras de água na saída da ETA de Araxá. Outra medida de segurança, segundo ele, é a coleta periódica de amostras de água na rede de distribuição de água, em diferentes pontos da cidade.

O laboratório de análise de Araxá participa do Programa Interlaboratorial ABES\PROAGUA promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. O programa promove a distribuição de amostras idênticas a um grupo de laboratórios inscritos com o objetivo de fazer comparações de resultados. “Os resultados apresentados pelo laboratório LROE da Copasa, em Araxá, foram avaliados como excelente, o que comprova o rígido processo de qualidade pelo qual a água da cidade é submetida”, diz o gerente do laboratório, Eustáquio Sidnei Milanez Júnior.

Esgoto - Em Araxá, o esgoto também é bem tratado. Por meio de seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), todo esgoto coletado na cidade é tratado antes de ser devolvido aos mananciais. Assim como o processo de tratamento de água é dividido em etapas, o tratamento de esgoto também passa por várias fases para remoção dos resíduos.  

Ao chegar na ETE, o esgoto passa pela tratamento preliminar, primário e secundário. A qualidade do efluente que sai da ETE para os mananciais é também analisado no laboratório de análise de esgoto em Araxá. “Hoje, já podemos notar a presença de peixes e até mesmo patos nos mananciais para onde é lançado o efluente, produto do esgoto coletado e tratado de Araxá”, conta o chefe do Departamento Oeste da Copasa, Faissal Haddad.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia