Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Araxá participa do 28º Congresso Nacional de Laticínios
21/07/2011, às 08:41:08

 

   Os produtores rurais de Araxá e Região estiveram representados no maior evento de difusão de tecnologias sobre leite e derivados da América Latina. O vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), o ex- prefeito Antônio Leonardo Lemos Oliveira - Toninho, participou do 28º Congresso Nacional de Laticínios que contou com premiações, palestras e debates sobre temas relacionados a ciência, tecnologia e nutrição em Leite e Derivados. O evento, organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), foi realizado na Expominas e Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, e contou com a presença de 14 mil visitantes.
   O Congresso, idealizado por um grupo de técnicos e professores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, conquistou reconhecimento junto à comunidade científica e atualmente é considerado marco na história do agronegócio do leite no Brasil - segmento Indústria. O Fórum é o único destinado exclusivamente às discussões e às ações pertinentes e inerentes à indústria de laticínios brasileira, bem como uma oportunidade de reciclagem do conhecimento para técnicos em leite e derivados. A idéia é levar aos participantes uma visão estratégica do futuro, em que predominará a competitividade empresarial. Os mais recentes trabalhos técnicos científicos, o que há de mais moderno em máquinas, equipamentos, embalagens e ingredientes para a indústria de laticínios também foram expostos no Congresso.
   De acordo com Toninho, o congresso presta valiosas contribuições técnico-científicas para a cadeia agroindustrial do leite. “Por meio de cursos, palestras, mesas-redondas e painéis, cujos temas têm sido de grande interesse e aplicabilidade para os profissionais e estudantes da área, nós adquirimos conhecimento e qualificação para aplicação de projetos que acelere o desenvolvimento agroindustrial. Os caminhos e as oportunidades que surgem para o agronegócio aliado à alta tecnologia da indústria criam boas expectativas para os produtores rurais de todo o Estado. Pela grande movimentação de negócios que tivemos durante o congresso, cerca de R$ 140 milhões (20% a mais que 2010) podemos mensurar o tamanho da importância economia do setor para todo o país”, destaca o vice-presidente da Codemig.

Novidades de mercado
   Durante o congresso, as indústrias anteciparam as novidades que serão apresentadas ao mercado consumidor, apresentando produtos inovadores. Este ano, foram expostos cerca de 800 produtos lácteos, entre queijos, doces, manteigas, iogurtes e bebidas lácteas. Dentre as novidades, está o queijo Morbivinho, uma combinação de queijo Morbier (queijo de leite de vaca, não cozido e não prensado) e vinho, desenvolvido pelo ILCT. Os visitantes também puderam conferir linha de produtos à base de leite de búfala, como queijo coalho, coalhada, requeijão, iogurte natural, dentre outros. Outras novidades também puderam ser conferidas pelos visitantes como: queijo minas padrão maturado com óleos vegetais, requeijão de chocolate e avelã, queijo goiaba (massa mussarela e goiabada), requeijão com ômega três, manteiga light com fitosterol (extrato vegetal eficaz na redução dos níveis de colesterol), dentre outros.

 



Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia